terça-feira, 27 de novembro de 2012

EFEMÉRIDEFernando Baeta Cardoso do Valle, médico e político português, republicano, membro da Maçonaria e um dos fundadores do Partido Socialista Português, morreu em Coimbra no dia 27 de Novembro de 2004. Nascera em Arganil, Cerdeira, em 30 de Julho de 1900.
Nasceu numa família de médicos, onde já estavam enraizados os ideais republicanos e socialistas. Estudou e fez-se médico tal como os pais e, rapidamente, enveredou também pela política, destacando-se na oposição ao Estado Novo e ajudando a fundar, ainda na clandestinidade, o Partido Socialista (PS). Marcou presença nas campanhas de Norton de Matos e de Humberto Delgado à Presidência da República, tendo escondido várias vezes – em sua casa – pessoas que eram procuradas pela PIDE (polícia política de Salazar).
Veio a ter um papel discreto após a Revolução dos Cravos, sendo nomeado Governador Civil do distrito de Coimbra. Voltou depois a Arganil, onde continuou a exercer a profissão de médico e onde deixou trabalho feito na área do associativismo local.
Após a morte de Tito de Morais, veio a ser Presidente Honorário do partido que ajudou a fundar, demonstrando em algumas ocasiões a sua desconfiança e incómodo com a liderança do PS, então nas mãos do engenheiro José Sócrates. Apoiou Manuel Alegre na corrida às Presidenciais em que este participou. Morreu como quase todos gostaríamos de morrer – a dormir. Tinha 104 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...