quinta-feira, 15 de novembro de 2012

EFEMÉRIDERoberto Cavalli, estilista e costureiro italiano, nasceu em Florença no dia 15 de Novembro de 1940. Estudou no Instituto de Belas Artes, concentrando o seu interesse na impressão têxtil. Ainda estudante, produziu uma série de impressões florais sobre tecidos, que chamou a atenção de várias empresas italianas de confecção de collants.
No começo dos anos 1970, inventou e registou o brevet de uma técnica revolucionária de impressão sobre coiro, começando a criar patchworks de diferentes materiais. Fez uma apresentação em Paris, recebendo de imediato encomendas de casas de prestígio como Hermès e Cardin.
Aos 30 anos, apresentou a sua primeira colecção no Salão de Pronto-a-Vestir de Paris, repetindo a apresentação na Sala Branca do Palácio Pitti de Florença. Organizou seguidamente, em Milão, um desfile com uma colecção de jeans, coiros e impressões a imitar peles de animais. Abriu em 1972, a sua primeira boutique em Saint-Tropez. Em 1980, casou com Eva Düringer, que continua a ser até hoje sua companheira e associada.
Em 1994, em Milão, apresentou os primeiros jeans envelhecidos por projecção de areia a alta pressão (sand-blasted). No mesmo ano, abriu uma boutique em Saint Barthélemy, nas Antilhas francesas, seguida de outras em Veneza e Saint-Tropez.
Além da sua colecção principal, que é vendida em mais de cinquenta países através do mundo, Cavalli criou uma linha masculina (RC Menswear), assim como uma outra para adolescentes e jovens adultos (Just Cavalli), lançada em 1998 e que inclui pronto-a-vestir masculino e feminino, acessórios, óculos, relógios, perfumes, roupa interior e fatos de banho. Existe igualmente uma linha especialmente dedicada a crianças (Angels & Devils). 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...