sexta-feira, 16 de novembro de 2012

EFEMÉRIDEShigeru Miyamoto, criador de jogos de vídeo japonês, nasceu em Sonobe no dia 16 de Novembro de 1952. Como um dos principais criadores da Nintendo, foi responsável pela criação de vários jogos mundialmente conhecidos, entre eles “Super Mario”, “Donkey Kong”, “The Legend of Zelda”, “Star Fox”, “F-Zero” e “Pikmin”.
Desde muito pequeno, começou a gostar de desenhos, música e marionetas e a explorar as áreas próximas da sua residência. Mais tarde, confessaria ter baseado grande parte do jogo “The Legend of Zelda” em explorações que empreendera na infância em cavernas da região.
Miyamoto inscreveu-se no Kanazawa Municipal Arts and Grafts College em 1970 e, mesmo afirmando que os estudos não estavam em primeiro lugar, formou-se cinco anos depois. Com o diploma nas mãos, conseguiu uma entrevista com um amigo do pai, Hiroshi Yamauchi, o presidente da Nintendo na época, que o contratou como artista e o colocou como aprendiz no departamento de planeamento. Foi designer em vários sectores, até começar a criar personagens, coisa que não pararia mais de fazer.
Em 1980, Yamauchi lançou o “Radar Scope Arcade” que foi desenhado por Miyamoto. A Nintendo Of America solicitou três mil unidades, mas o video-game foi um fracasso e ficaram duas mil unidades por vender. Yamauchi, não querendo ter mais prejuízos, decidiu manter as “cabinas”, optando por mudar o jogo. Deu ao novato Shigeru Miyamoto a tarefa de emendar a situação e criar um novo jogo, que pudesse levar a empresa ao sucesso.
Miyamoto afirmou então que o “Radar Scope” estava muito ultrapassado e logo viu a necessidade de pesquisar mais informações sobre programação, hardware e electrónica. Decidiu trabalhar num jogo novo, utilizando o personagem Popeye, mas teve problemas com direitos de autor e partiu para outra ideia, uma ideia que revolucionaria os video-games. Em substituição de Popeye, criou “Donkey Kong”, um jogo de plataforma onde JumpMan (nome provisório de Mario) tinha que salvar a sua namorada Pauline das mãos de Donkey Kong.
Com o sucesso obtido, Miyamoto foi escolhido para produzir as sequências “Donkey Kong Jr.” e “Donkey Kong 3” e a participar noutras produções como “Excitebike” e “Devil World”.
O grande jogo que se seguiu foi “Mario Bros.”, no qual utilizaria Jumpman, trocando o nome para Mario e dando-lhe um irmão chamado Luigi. Usou habilidades especiais para o personagem e a possibilidade de saltar de grandes alturas sem se ferir, o que levou a alterar alguns aspectos do jogo.
Mais tarde, produziu outro jogo do Mario, chamado “Super Mário”, e começou a trabalhar num novo, “The Legend of Zelda”. Foi também um grande sucesso, sendo o primeiro jogo da nova geração de consolas a vender mais de um milhão de unidades nos Estados Unidos. Os primeiros jogos da série foram lançados pela Nintendo e pela Game Boy.
Novos jogos foram sendo criados até que, em 1996, “Super Mário” apareceu totalmente em 3D, com um vasto mundo a ser explorado. Em 1998, surgiu o que é considerado por muitos como um dos 5 melhores jogos de sempre: “The Legend of Zelda: Ocarina of Time””. Nesta versão do jogo, Shigeru e os seus colaboradores conseguiram fazer uma transição de 2D para 3D.
Miyamoto foi o primeiro autor indicado no Hall da Fama da Academia de Artes e Ciências Interactivas, que premeia anualmente produtores de video-games revolucionários. Além disso, esteve entre as primeiras personalidades que tiveram, em 2004, a honra de receber uma estrela na “Calçada do Game” no San Francisco's Metreon Center, inspirada na Calçada da Fama de Hollywood. Em Novembro de 2006, Miyamoto foi indicado pela revista “Times”, na reportagem “60 Anos de Heróis Asiáticos”, juntamente com Mahatma Gandhi, Hayao Miyazaki, Madre Teresa, Bruce Lee e Dalai Lama. Recebeu em 2007, no Game Developers Choice Awards (uma espécie de Oscar dos criadores de jogos), o Life Achievement Award graças a uma carreira repleta de grandes realizações. Foi escolhido em 2007, como uma das 100 Personalidades mais Influentes do Ano pelo “Times Magazine”, tendo sido novamente indicado para integrar a lista de 2008 pelos leitores da revista, figurando na 1ª posição na votação aberta ao público. Em 2010, “Super Mario Galaxy 2” foi eleito o melhor jogo do ano pela Gamespot.
Foram vendidos até hoje muitos milhões dos seus video-games em todo o mundo. Shigeru Miyamoto é actualmente director geral da Nintendo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...