domingo, 18 de novembro de 2012

EFEMÉRIDEGeorge Horace Gallup, jornalista, matemático, estatístico e sociólogo norte-americano, inventor do sistema Gallup, um método de pesquisa de amostras estatísticas para a medição da opinião pública, nasceu em Jefferson (Iowa) no dia 18 de Novembro de 1901. Morreu em Tschingel (Suíça), vítima de ataque cardíaco, em 26 de Julho de 1984. O seu nome tornou-se sinónimo de “sondagens de opinião”, de que foi o pioneiro.
Gallup ingressou na Universidade de Iowa em 1918 e obteve a licenciatura e doutoramento em Ciências Políticas. Trabalhou como editor do jornal estudantil “The Daily Iowan”. Foi depois professor e, em 1929, começou a dirigir a Escola de Jornalismo da Universidade de Drake. Em 1931, ensinou e fez investigação na Universidade Northwestern. Um ano mais tarde, a Young & Rubicam (Y&R) contratou-o para fazer sondagens de opinião destinadas aos seus clientes. Esteve nesta agência de publicidade durante 16 anos.
Fundou o American Institute of Public Opinion em 1935, para realizar sondagens eleitorais, conhecer os gostos das pessoas e fazer estudos de opinião.
O começo da sua celebridade começou em Novembro de 1936, quando previu a reeleição do presidente Franklin Roosevelt, auscultando a opinião de 5 000 pessoas, enquanto os jornais, apoiando-se em inquéritos junto dos leitores, tinham dado o favoritismo ao republicano Alfred Landon. O prestigiado “Digest” ouvira mesmo a opinião de dois milhões de pessoas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...