segunda-feira, 19 de novembro de 2012

EFEMÉRIDETed Turner, de seu verdadeiro nome Robert Edward Turner III, magnata da imprensa, actor, produtor e filantropo norte-americano, nasceu em Cincinnati no dia 19 de Novembro de 1938. Como homem de negócios, é conhecido sobretudo como fundador da CNN, o primeiro canal de televisão dedicado 24 horas por dia a noticiários.
O império de Turner começou a ser construído ao assumir, aos 24 anos, o negócio de outdoors do seu pai, que se tinha suicidado. Este negócio, Turner Outdoor Advertising, valia aproximadamente um milhão de dólares quando ele assumiu o controlo em 1963. A compra de um canal de televisão em Atlanta, em 1970, foi o começo da Turner Broadcasting System (TBS). Reconhecendo o potencial dos novos satélites de comunicações, trabalhou para transformar o pequeno mercado do canal num grande mercado que cobrisse todo o país. Quando os sistemas de televisão por cabo começaram a surgir nos Estados Unidos, muitos deles disponibilizaram gratuitamente o canal de Turner para complementar os seus “pacotes”, o que fez aumentar o número de telespectadores e os lucros com publicidade.
Turner criou a Cable News Network (CNN) em 1980, depois de perceber que a maioria das pessoas chegava a casa tarde demais para poder assistir aos telejornais convencionais. A CNN veio revolucionar o jornalismo, cobrindo o desastre da Challenger em 1986 e a Guerra do Golfo em 1991. Após uma tentativa fracassada para comprar a CBS, Turner adquiriu em 1986 o lendário estúdio da Hollywood MGM/UA.
Ted Turner casou-se e divorciou-se três vezes, uma delas com a actriz Jane Fonda (1991/2001). É o americano que detém a posse de maior quantidade de terras, possuindo uma área superior ao tamanho dos estados de Delaware e Rhode Island juntos. Através da Turner Enterprises, é dono de 14 ranchos no Dakota do Sul, Kansas, Montana, Nebraska, Novo México e Oklahoma. As suas terras são geridas de uma maneira económica e ecologicamente sustentável, conservando as espécies naturais. Em 1989, criou o Prémio Turner Tomorrow Fellowship, destinado a trabalhos que ofereçam soluções para os problemas globais.
Em 1992, a biblioteca da MGM, que incluía os desenhos “Looney Tunes” e “Merrie Melodies” da Warner Bros., tornou-se o núcleo do Cartoon Network, um novo canal criado por Turner e dedicado exclusivamente a desenhos animados. Em 1990, criou a Turner Foundation, cuja finalidade é fazer doações filantrópicas nas áreas do meio ambiente e das populações. Igualmente nesse ano, criou o personagem Capitão Planeta, um super-herói do meio ambiente. Turner produziu duas séries animadas com o personagem. Em 1993, apareceu no épico “Gettysburg”, por ele produzido, protagonizando o Coronel Waller T. Patton, um papel que repetiria em “Gods and Generals”, igualmente uma produção sua (2003).
Em Setembro de 2006, Turner falou sobre o conflito com o Irão e possíveis armas nucleares: «Eles são um Estado soberano. Nós temos 28 mil armas. Porque razão eles não podem ter 10? Nós não falamos nada sobre Israel – eles têm cerca de 100 – ou sobre a Índia ou sobre o Paquistão ou sobre a Rússia…». 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...