terça-feira, 11 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDECarlos Gardel, o mais famoso cantor e compositor de tangos, naturalizado argentino, nasceu em Tacuarembó (Uruguai) ou em Toulouse (França) no dia 11 de Dezembro de 1887 ou de 1890. Morreu perto de Medellín, na Colômbia, em 24 de Junho de 1935.
O local do seu nascimento constitui uma questão controversa. Alguns sustentam que Gardel teria nascido no interior do Uruguai, no departamento de Tacuarembó, baseando-se em alguns documentos e artigos publicados em jornais da época. Seria filho do líder político local Carlos Escayola e de Maria Lelia Oliva, que teria 13 anos de idade quando foi mãe. Outros dizem que Gardel nasceu na cidade francesa de Toulouse, sendo registado como Charles Romuald Gardès, filho de pai incógnito e de Marie Berthe Gardès. Carlos Gardel era muito evasivo sobre este assunto e, quando lhe perguntavam, dizia apenas: «Nasci em Buenos Aires, aos dois anos e meio de idade».
É celebrado em toda a América Latina pela divulgação que fez do tango. Iniciou-se ainda jovem com o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina. A sua primeira interpretação formal deu-se no Teatro Nacional de Corrientes. Pela sensualidade da sua voz, que se prestava muito bem à interpretação da milonga, género precursor do tango, tornou-se muito conhecido a partir de “Mi noche triste” em 1917.
Gravou mais de novecentas canções, entre tangos, foxtrots, fados, paso-dobles e músicas folclóricas, vendendo muitos milhares de discos na América Latina e na Europa.
Gardel morreu num desastre de avião, durante uma tournée na Colômbia. A qualidade da sua voz e a morte prematura foram os elementos determinantes para fazerem dele um mito popular. O seu local de nascimento não é mesmo considerado importante (salvo para os franceses e uruguaios…), pois ele é considerado sobretudo como um cidadão do mundo. Ao falar-se do tango, o seu nome é imediatamente associado a este tipo de música.
Em 2003, por proposta do governo uruguaio, a voz de Gardel foi gravada pela Unesco no programa “Memória do Mundo”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...