sábado, 29 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDE Jon Voight, de seu verdadeiro nome Jonathan Vincent Voight, actor norte-americano de origem alemã e checoslovaca, vencedor do Oscar de Melhor Actor em 1978, nasceu em Yonkers no dia 29 de Dezembro de 1938.
Estudou num colégio católico em White Plains, onde teve o primeiro contacto com o teatro, demonstrando desde cedo o seu talento para interpretar personagens excêntricos. Ingressou depois na Universidade Católica da América, em Washington, onde estudou Decoração Cénica.
Depois de se consagrar como um excelente actor na universidade, voltou para Nova Iorque a fim de iniciar a sua tão sonhada carreira artística. Nos anos 1960, entrou em várias séries de televisão e, em 1965, actuou com sucesso na Broadway.
Em 1969, actuou ao lado de Dustin Hoffman na longa-metragem “Midnight Cowboy”, que lhe rendeu um Globo de Ouro de Melhor Actor, iniciando assim da melhor maneira a sua carreira em Hollywood. Hoffman e Voight foram nomeados para o Oscar de Melhor Actor, mas perderam para John Wayne. Em 1970, protagonizou “Catch-22 e, dois anos depois, entrou em “Deliverance”, filme que teve 2 milhões de dólares de orçamento, o que era imenso para a época.
Em Dezembro de 1971, casou-se com a actriz e modelo Marcheline Bertrand. Tiveram dois filhos, que também viriam a seguir a carreira cinematográfica: James Haven e Angelina Jolie.
Ficou algum tempo em Hollywood sem entrar em nenhum filme, mas voltou em força em 1978, ao lado de Jane Fonda em “Coming Home”, tendo uma actuação espectacular que lhe rendeu o Oscar de Melhor Actor e o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cannes. Jane Fonda foi igualmente premiada com o Oscar de Melhor Actriz. Em 1982, contracenou com a filha em “Lookin' to Get Out”. No ano seguinte, fez “Table for Five”.
Em 1985, o filme “Runaway Train”, valeu-lhe uma nova nomeação para o Oscar de Melhor Actor e a conquista de um Globo de Ouro na mesma categoria. Passou então a ser disputado por grandes realizadores, como Francis F. Coppola e Oliver Stone. Fez até hoje mais de sessenta filmes, o último dos quais em 2011 (“Beyond”).
Na sua juventude, Jon Voight tinha ideias de esquerda e apoiou John Kennedy nas eleições presidenciais de 1960. Durante a presidência de Nixon, bateu-se contra a guerra no Vietname, o que o levou a apoiar George McGovern nas eleições de 1972. Em 2004, deu o seu apoio a Bush. «Para riscar o terrorismo do mapa, devemos fazer a guerra contra o terror», declarou então. Em 2008, nas primárias republicanas, apoiou o antigo presidente da câmara de Nova Iorque, Rudy Giuliani, afirmando que «ele tinha feito de Nova Iorque uma cidade mais segura, mais limpa e mais suportável». A sua deriva para a direita não o tem impedido, no entanto, de ser um grande amigo de Hillary Clinton. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...