EFEMÉRIDE – Louis-Joseph Chevrolet, piloto de corridas de automóveis, mecânico e empreendedor suíço-americano, fundador da Chevrolet Motor Car Company, que foi mais tarde adquirida pela General Motors, nasceu em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, em 25 de Dezembro de 1878. Morreu em Detroit, nos Estados Unidos, em 6 de Junho de 1941.
Em 1887, a família Chevrolet saiu da Suíça para viver em Beaune, no departamento francês de Côte-d'Or. Foi ali que o jovem Louis se começou a interessar pela mecânica. Trabalhou numa loja de peças de automóvel entre 1895 e 1899, praticando simultaneamente ciclismo. Viveu depois em Paris durante algum tempo, até emigrar para Montreal, no Canadá. Em 1900, mudou-se para Nova Iorque, onde foi empregado da Fiat.
Já a trabalhar para a Buick, aprendeu a projectar e a construir automóveis. Projectou o seu primeiro motor em 1909. Em 1911, em sociedade com William Crapo Durant, fundou a Chevrolet Motor Car Company e fixou-se em Detroit. Em 1913, depois de desentendimentos com Durant, vendeu a sua quota na companhia ao sócio. No ano seguinte, a empresa passou para a General Motors, também administrada por Durant.
Apesar da sua genialidade mecânica, Louis Chevrolet não teve muita educação formal e também nunca foi um verdadeiro homem de negócios. Passou a dedicar-se exclusivamente aos carros de corrida, nas suas várias vertentes. Em parceria com Howard E. Blood, construiu o Cornelian, carro com o qual chegou em 20º nas 500 milhas de Indianápolis em 1915. No ano seguinte, ele e o irmão Gaston criaram a Frontenac Motor Corporation, para projectar e produzir a sua própria linha de carros de corrida. O melhor resultado de Louis em Indianápolis foi um sétimo lugar em 1919, numa corrida que liderou durante muito tempo mas em que acabou por ter sérios problemas técnicos. Em 1920, Gaston venceu as 500 milhas de Indianápolis, ao volante de um Frontenac construído por Louis.
Nos anos 1920, com o outro seu irmão Arthur, criou uma empresa para o fabrico de motores de avião. Porém, uma disputa entre ambos, agravada pela crise financeira de 1929, acabou por o arruinar.
Regressou à Chevrolet Company, em Detroit, então como simples mecânico. Enfraquecido por vários ataques cerebrais, faleceu em 1941. Em sua homenagem, um busto seu foi colocado na entrada do museu do Indianapolis Motor Speedway. Em 1969, foi incluído no Automotive Hall of Fame.
Sem comentários:
Enviar um comentário