terça-feira, 4 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDEGloria Lasso, de seu verdadeiro nome Rosa Coscolin Figueras, cantora francesa de origem espanhola, morreu em Cuernavaca, México, no dia 4 de Dezembro de 2005. Nascera em Vilafranca del Penedès, na Catalunha, em 25 de Outubro de 1922. 
As suas canções exploravam frequentemente a sua origem espanhola e a sua voz era facilmente reconhecida, valendo-lhe o título de “Rouxinol”. Tornou-se vedeta em França nos anos 1950, em particular com “Amor, castanholas e tango” (1955), “Estrangeiro no Paraíso”, primeiro disco a ser vendido num milhão de exemplares em França (1956), “Boas noites meu amor” (1957), “Buen Viaje” (1958), “Sois pas fâché ” (1959) e “Si tu reviens un jour” (1960). Ela simbolizava a época do exotismo latino e a moda das vozes com sotaque.
Em 1962, fez uma tournée ao México que foi um sucesso. Instalou-se neste país e deu espectáculos por toda a América Latina, indo mesmo aos Estados Unidos. Em 1972, voltou a França onde gravou o álbum “À force d’espérer”, regressando depois ao seu país de adopção. Em 1985, veio a França para uma série de emissões de televisão e apresentou-se no Olympia de Paris. A partir daí, repartiu a sua vida entre a França e o México, com algumas passagens pela sua Espanha natal.
Em 2002, editou em França o seu último álbum, “Amor Latino”. Em 2004, chegou a ter prevista a edição de um outro disco, gravado com a idade de 81 anos, mas teve de regressar ao México. A idade e a fadiga começavam a fazer os seus estragos e nunca mais voltou à Europa. Encontrou ainda forças para dar um último concerto dedicado ao público mexicano, três semanas antes de falecer.
Foi casada seis vezes, geralmente com homens mais jovens que ela, tendo a reputação de ser uma “devoradora de homens”. Gloria jurava nunca ter enganado os seus maridos, preferindo mudar quando eles já não lhe agradavam.
Foi cremada no dia seguinte ao da sua morte e as cinzas foram depositadas na cripta da Catedral de Cuernavaca. Uma simples placa indica o local, com a seguinte inscrição: “Gloria Lasso 1922/2005 – Buen Viaje”, sendo esta última referência, o título de um dos seus grandes sucessos em catalão. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...