domingo, 9 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDEKirk Douglas, de seu nome original Issur Danielovitch Demsky, actor, produtor, realizador e escritor norte-americano de origem judaica, nasceu em Amsterdam, no estado de Nova Iorque, no dia 9 de Dezembro de 1916. É pai do também actor Michael Douglas.  Interpretou, com o mesmo êxito, quase todos os géneros de cinema: comédias, aventuras, westerns, guerras e dramas. Foi dirigido pelos realizadores Stanley Kubrick, Vincente Minnelli, John Huston, Howard Hawks, Otto Preminger, Joseph Leo Mankiewicz e Elia Kazan, entre outros.
Os pais eram judeus pobres da Bielorrússia. Na St. Lawrance University, Issur praticou boxe, um modo que encontrou para ser respeitado, apesar das suas origens. A fim de tentar obter uma bolsa de estudos, entrou para um grupo de representação teatral. O seu talento não passou despercebido e recebeu a bolsa, juntamente com uma actriz que viria a ser conhecida como Lauren Bacall.
Serviu na Marinha Norte-Americana durante a Segunda Guerra Mundial, de 1941 a 1945. Optou então, legalmente, pelo nome porque ficaria conhecido. Depois da guerra, voltou para Nova Iorque e começou a actuar no rádio e em comerciais de televisão, enquanto tentava entrar para a Broadway. Lauren Bacall ajudou-o a obter o seu primeiro papel no filme “The Strange Love of Martha Ivers” (1946).
Nos anos 1950, foi protagonista de vários filmes clássicos, como “Ulisses” e “20 000 Léguas Submarinas”. Em 1960, vexado por não ter sido escolhido para interpretar “Ben-Hur”, quis fazer também um filme épico e adaptou para o cinema a história de Spartacus, o escravo que fez tremer Roma. Uma preparação longa e complicada, que começou a ser realizada por Anthony Mann, substituído depois por Stanley Kubrick. A película ”Spartacus” foi um enorme sucesso e a sua interpretação colocou-o definitivamente na constelação das estrelas de Hollywood.
Douglas foi casado duas vezes, primeiro com Diana Dill (1943/1951) e depois com Anne Boydens (de 1954 até hoje).
Nos últimos anos, depois de escapar com o corpo todo queimado de um acidente de helicóptero no qual os dois tripulantes pereceram, teve um derrame cerebral em 1996, que afectou parcialmente a sua capacidade de falar.
Kirk Douglas foi nomeado três vezes para os Oscars. Não ganhou nenhum, mas recebeu um Oscar Especial em 1996 pelos «50 anos de força criativa e moral ao serviço da comunidade cinematográfica.». Pelas suas contribuições para o cinema, Kirk Douglas tem uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard. Em 1981, foi condecorado com a Presidential Medal of Freedom, a mais alta condecoração civil norte-americana. Em 1984, o seu nome foi colocado no Western Performers Hall of Fame no National Cowboy & Western Heritage Museum em Oklahoma City. Em 1985, recebeu a Legião de Honra Francesa. Em Outubro de 2004, o seu nome foi dado a uma avenida em Palm Springs, na Califórnia.
Retirado do cinema, passou a ocupar-se da sua fundação, dedicada às crianças mais desfavorecidas. Tem escrito alguns romances e redigiu a sua autobiografia, publicada em quatro partes, em 1988, 2000, 2002 e 2006. Ele é, aos 96 anos, uma das poucas figuras lendárias vivas dos tempos de ouro de Hollywood. Em 1999, o American Film Institute classificou-o em 17º lugar no ranking dos melhores actores masculinos de sempre. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...