sábado, 8 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDE – Kimila “Kim” Ann Basinger, actriz norte-americana, nasceu em Athens, estado da Geórgia, no dia 8 de Dezembro de 1953. Tem ascendência alemã, sueca e cherokee.
Aos 16 anos, venceu um concurso de beleza na sua cidade natal e conquistou depois o título de Miss Geórgia Júnior. Quando estava em Nova Iorque para concorrer ao título de Miss USA Júnior, que também venceria, conheceu a dona da Agência Ford, que a contratou como modelo. Kim hesitou antes de aceitar, pois o seu sonho era ser cantora e actriz. Em breve, iria aparecer nas capas de numerosas revistas e em centenas de outdoors publicitários. Alcançou o status de top model aos 20 anos, com um salário diário de mil dólares. Alternava o seu trabalho como modelo com aulas de arte dramática na Neighborhood Playhouse e actuações em clubes da Greenwich Village.
Em 1976, decidiu interromper a sua carreira de modelo e mudou-se para Los Angeles, com o propósito de iniciar a carreira de actriz. Participou em várias séries de televisão. Tornou-se conhecida em 1983, quando fez o papel de bond girl no filme “007 Nunca Mais Digas Nunca”, com Sean Connery. Em 1986, passou a ser considerada um sex-symbol, após a sua interpretação no filme “9 Semanas 1/2”, que marcou também o apogeu da sua carreira. Em 1989, o realizador Tim Burton proporcionou-lhe o seu segundo grande sucesso em “Batman”.
Em 1989, comprou por 20 milhões de dólares uma pequena cidade do seu estado natal, a Geórgia, pretendendo transformá-la numa atracção turística, com estúdios, um parque com personagens baseados na actriz e um festival de cinema. Enfrentou no entanto dificuldades financeiras e teve de a revender a um agente imobiliário em 1993.
Casou-se nesse ano com o actor Alec Baldwin, de quem se divorciaria em 2002 de forma litigiosa. Em 1997, participou no filme “Los Angeles Confidential”, com o qual recebeu o Oscar de Melhor Actriz Secundária. Entre os actores com quem contracenou, salientam-se os nomes de Bruce Willis, Michael Keaton, Jack Nicholson, Richard Gere, Julie Andrews, Robert Redford e Uma Thurman. Tem prosseguido a sua carreira ao longo dos anos 2000.
Kim sofre de agorafobia, que é o medo de estar em espaços abertos ou no meio de multidões. É vegetariana e colaboradora da PETA, grupo defensor dos direitos dos animais. Escreveu em tempos uma carta a vários criadores de moda, pedindo-lhes que deixassem de utilizar a pele de animais nas suas criações.
Kim Basinger tem uma estrela com o seu nome no Passeio da Fama, no Hollywood Boulevard

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...