quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDEMax Grundig, empresário alemão, fundador da empresa com o seu nome, morreu em 12 de Dezembro de 1989. Nascera em 1908.
Órfão de pai desde os doze anos, foi criado pela progenitora. Em Novembro de 1930, fundou a “Radio-Vertrieb Fürth, Grundig & Wurzer, Handel mit Radiogeräten”. A mãe hesitou em assinar o contrato de arrendamento para o funcionamento da empresa, mas acabou por dar o seu assentimento. Dedicava-se ao fabrico e venda de rádios. Em 1938, a Grundig atingiu o montante de um milhão de marcos em vendas. Durante a Segunda Guerra Mundial, construiu transformadores para o exército, recorrendo à utilização de 150 trabalhadores forçados ucranianos.
Finda a guerra, a Grundig viveu a sua época dourada. A estratégia passava ainda pelos aparelhos de rádio, mas em breve estaria a construir novos produtos, como televisores, gravadores e outras aparelhagens de som. 
Em 1954, ano em que a Alemanha foi campeã do mundo de futebol, os alemães voltaram a sentir orgulho a nível internacional e muitos milhares seguiram a final em televisores Grundig, vendidos pela primeira vez por um preço abaixo dos 1000 marcos.
Os negócios continuaram a correr bem nos anos 1960 e 1970 mas, na década de 1980, a concorrência japonesa começou a dominar o mercado da electrónica. A Grundig era demasiado grande para se dedicar a um pequeno nicho de mercado e muito pequena para concorrer com a Sony e outros gigantes japoneses. O maior fracasso da Grundig foi o avultado investimento no desenvolvimento do System Video 2000, que era tecnicamente refinado mas demasiado caro para concorrer com os modelos do Japão.
Em 1984, a Philips assumiu o controlo da Grundig, que continuou no entanto a ser deficitária. Max Grundig faleceu cinco anos depois. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...