segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

EFEMÉRIDED. Antão Vaz de Almada, o principal dos quarenta conjurados que, em 1640, deram início à restauração da independência face à ocupação espanhola, morreu em Lisboa no dia 17 de Dezembro de 1644. Nascera no ano 1573.
Em 1 de Dezembro de 1640, liderou o golpe de estado contra o governo castelhano. Tinham sido várias as reuniões secretas de apoio ao futuro D. João IV de Portugal, nomeadamente a última, quatro dias antes daquela data, que se realizaram no seu Palácio de S. Domingos, hoje conhecido precisamente por Palácio da Independência e servindo de sede à Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Foi ali, junto ao Rossio, em Lisboa, que os conjurados se juntaram nessa madrugada, antes de seguirem para o Paço para derrubar o governo que estava entregue ao traidor Miguel de Vasconcelos e à duquesa de Mântua, sobrinha de Filipe III de Portugal (Filipe IV de Espanha).
O seu nome e o do seu filho varão constam no primeiro “Auto do Levantamento e Juramento d' El-Rei Dom João IV”, realizado no dia 15 de Dezembro de 1640, bem assim como no segundo, que confirmou o anterior – mas de forma mais solene – em 28 de Janeiro de 1641.
Foi designado mais tarde para desempenhar uma missão difícil no estrangeiro, como embaixador enviado a Inglaterra para convencer este país a reconhecer a soberania do reino português, o que conseguiu em 29 de Janeiro de 1642. Em Portugal, fez parte do Conselho de Estado e da Guerra. A casa principal da família Almada é, hoje em dia, o Paço de Lanheses, em Ponte de Lima.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...