quarta-feira, 10 de abril de 2013

10 DE ABRIL - BELLA AKHMADULINA

EFEMÉRIDE – Izabella “Bella” Akhatovna Akhmadulina, considerada uma das melhores poetisas russas, nasceu em Moscovo no dia 10 de Abril de 1937. Morreu em Peredelkilo, em 29 de Novembro de 2010.
Filha única de um funcionário da alfândega e de mãe com origem italiana, Bella trabalhou um ano num jornal de grande tiragem, depois de ter feito os estudos secundários. Em 1954, casou-se com o também poeta Evgueni Evtouchenko.
Em 1955, ingressou no Instituto Literário Gorki, onde prosseguiu os estudos. Embora sendo sancionada em 1959 por se ter oposto à persecução exercida sobre o escritor Boris Pasternak, pôde terminar os seus estudos em 1960.
Os seus primeiros poemas foram publicados na revista oficial “Outubro”, quando tinha apenas dezoito anos, e o seu primeiro livro foi editado em 1962, tendo grande sucesso junto do público mas sendo criticado pelo governo, o que lhe causou alguns problemas. Na mesma época, participou no “Movimento das Tribunas”, cujo princípio era declamar poemas para milhares de pessoas no Estádio Loujniki, na Universidade Lomonossov, no Museu Politécnico e noutros locais, ao lado de Evgueni Evtouchenko, de Andreï Voznessenski, de Boulat Okoudjava e de Robert Rojdestvenski.
Em 1960, divorciou-se e casou com o contista Iouri Naguibine. Tornou-se membro do movimento “Nova Vaga Literária”, constituído por um grupo de escritores que defendiam as ideologias ocidentais. No período de “degelo” e depois da substituição de Khrouchtchev por Brejnev, em 1964, foi criticada «pelo seu estilo» e por se exprimir nos media de países estrangeiros, como por exemplo no “New York Times”, na “Rádio Liberty” e na “Voice of América”. Entretanto, fez parte dos signatários de cartas de apoio aos opositores do regime soviético, como Andreï Sakharov.
Em 1968, divorciou-se de novo e, em 1974, contraiu novo matrimónio com o artista Boris Messerer, de quem teve duas filhas. Em 1970, no almanaque “Metrópole”, criticou o regime juntamente com outros escritores. Em 1984, recebeu a Ordem da Amizade dos Povos.
O livro “História da chuva e outros poemas”, traduzido para francês por Christine Zeytounian Beloüs, reuniu os seus poemas escritos entre 1956 e 2006.
Bella Akhmadulina fez também traduções para russo de poetas georgianos, arménios, franceses, italianos, tchetchenos, polacos, húngaros, búlgaros, etc.. Ela, pelo seu lado, foi traduzida para (além do francês) alemão, inglês, japonês, italiano, árabe, polaco, checo, dinamarquês, arménio, georgiano, letão, curdo e romeno. Bella foi membro honorário da Academia Americana de Artes e Letras. Morreu de doença súbita aos 73 anos, nos arredores de Moscovo. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...