quarta-feira, 17 de abril de 2013

17 DE ABRIL - EDMONDE CHARLES-ROUX

EFEMÉRIDEEdmonde Charles-Roux, escritora francesa, nasceu em Neuilly-sur-Seine no dia 17 de Abril de 1920.
Durante a Segunda Guerra Mundial, foi enfermeira voluntária numa unidade da Legião Estrangeira, sendo ferida ao socorrer um legionário em Verdun. Alistou-se seguidamente na Resistência, sempre como enfermeira. Ficou a pertencer à 5ª divisão blindada, onde foi também assistente social, tendo sob a sua alçada dois regimentos, um de Cavalaria e outro da Legião Estrangeira.
Foi condecorada com a Cruz de Guerra, com várias citações, e agraciada com o grau de Cavaleiro da Legião de Honra em 1945. A sua implicação junto dos legionários mais necessitados, durante mais de 60 anos, seria recompensada em 2007 com o grau de “Caporal” de Honra da Legião Estrangeira.
De regresso à vida civil, Edmonde entrou – em 1946 – para a redacção de um periódico que estava a ser criado, o semanário feminino “Elle”. Esteve nestas funções durante dois anos.
A partir de 1948, trabalhou na edição francesa do magazine “Vogue”, chegando a chefe de redacção em 1954. A sua intervenção marcou uma profunda ruptura com o anterior conteúdo e paginação desta revista. Lidou então com os artistas mais inovadores daquela época: escritores, fotógrafos e estilistas como Christian Dior, Yves Saint Laurent e Emanuel Ungaro. Deixou a “Vogue” em 1966, depois de ter tentado impor – sem sucesso – a presença de uma mulher negra na capa do magazine. Três meses mais tarde, escreveu o romance “Esquecer Palermo”, que recebeu o prestigiado Prémio Goncourt. Esta obra seria adaptada ao cinema em 1989. Ainda em 1966, conheceu o político Gaston Defferre, com quem se casou em 1973.
Seguiu-se uma brilhante carreira literária, marcada sobretudo por “Elle Adrienne”, romance publicado em 1971, “L'Irrégulière”, livro sobre a vida de Coco Chanel, editado em 1974, a biografia de Isabelle Eberhardt em dois volumes, “Un désir d'Orient” e “Nomade j'étais”, publicados respectivamente em 1988 e 1995.
Edmonde Charles-Roux é conhecida também pela publicação de fotobiografias de Gaston Defferre (“L'Homme de Marseille” em 2001) e de Coco Chanel (“Temps Chanel” em 2004). Assinou também os libretos de vários ballets de Roland Petit, entre os quais “Le Guépard et Nana”.
Membro da Academia Goncourt desde 1983, tornou-se sua presidente em 2002. Em Abril de 2010, recebeu das mãos do Presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy, a Comenda da Legião de Honra. Completa hoje 93 anos! 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...