domingo, 7 de abril de 2013

7 DE ABRIL - DANIEL ELLSBERG

EFEMÉRIDEDaniel Ellsberg, antigo analista militar norte-americano, nasceu em Chicago no dia 7 de Abril de 1931. É doutorado em Economia pela Universidade de Harvard. As suas pesquisas conduziram-no a formular o chamado “paradoxo de Ellsberg”. Foi empregado na RAND Corporation e, depois, funcionário do Pentágono.
Causou enorme controvérsia nos Estados Unidos em 1971, quando forneceu aos jornais “The New York Times” e “Washinton Post” os “Papéis do Pentágono”, sete mil páginas de documentação ultra-secreta do Departamento de Defesa, contendo detalhes sobre o processo decisório do governo durante a guerra do Vietname. A publicação destes documentos alertou o povo norte-americano sobre o modo como tinha sido enganado pelo seu próprio governo a respeito da guerra.
Foi perseguido pela justiça por «roubo, conspiração e espionagem». Para recuperação do seu dossier médico, o gabinete do psiquiatra que o tratava foi assaltado por agentes da CIA ao serviço da Casa Branca. Este episódio seria revelado em 1973, aquando das audições na Comissão senatorial sobre o Watergate e as queixas contra Ellsberg foram arquivadas.
Mais recentemente, tomou posição contra a guerra do Iraque e apoiou o site WikiLeaks. É favorável igualmente a um inquérito independente sobre os atentados do 11 de Setembro de 2001.
Recebeu o prémio Nobel alternativo em 2006 «por ter colocado em primeiro lugar a paz e a verdade, enfrentando riscos pessoais consideráveis, e por ter consagrado a sua vida a inspirar outros a seguirem o seu exemplo». 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...