terça-feira, 2 de abril de 2013

2 DE ABRIL - SALVADOR CAETANO

EFEMÉRIDESalvador Fernandes Caetano, empresário português, nasceu em São Lourenço, Vilar de Andorinho, no dia 2 de Abril de 1926. Morreu em Matosinhos, em 27 de Junho de 2011.
De origem humilde, filho de pai carpinteiro, abandonou a escola logo após a conclusão da instrução primária (4ª classe). Por força da situação financeira familiar, Salvador entrou no mundo do trabalho com apenas onze anos de idade. Por intermédio do pai, começou a exercer o ofício de pintor nas Carroçarias de Castro Reis. Ambicioso, passou mais tarde a trabalhar por conta própria, reparando autocarros da empresa de viação Gondomarense.
Aos 20 anos (1946), enfrentou os desafios do pós-guerra, decidindo estabelecer-se na indústria de carroçarias. Fez sociedade com o seu irmão Alfredo Caetano e com Joaquim Martins, fundando a empresa Martins & Caetano & Irmão, Lda., que seria o embrião da Toyota Caetano Portugal, S.A. e do próprio grupo empresarial. O negócio não correu da melhor forma e os sócios decidiram abandonar o projecto, que ficou nas mãos de Salvador Caetano. A firma viria a ser a primeira em Portugal a usar a técnica de construção mista, utilizando perfis de aço e madeira, e a fabricar carroçarias integralmente em metal, conquistando rapidamente a confiança de clientes importantes. Em 1961, teve uma encomenda do Serviço de Transportes Colectivos do Porto de 12 autocarros de 2 pisos. Foi esta encomenda que veio abrir caminho às exportações.
Formou então uma unidade industrial em Vila Nova de Gaia e, em 1967, foi assinado o primeiro contrato de exportação de autocarros para Inglaterra. Um ano depois, Salvador Caetano tornou-se representante exclusivo da Toyota em Portugal. Em 1971, ergueu em Ovar a primeira unidade industrial para montagem de automóveis e, em apenas dez anos, atingiu a montagem de 100 mil viaturas. A empresa foi-se expandindo, primeiro por todo o país, e posteriormente pelo estrangeiro. Em 1982, adquiriu a empresa A.M. da Rocha Brito, Lda., que estava em situação de falência. Esta era a importadora, entre outros, dos camiões Hino, e viria a tornar-se na rampa de lançamento dos veículos BMW no mercado português. Foi convertida na firma Baviera, representando oficialmente a BMW.
Quando atingiu 50 anos de actividade, em 1996, Salvador Caetano já tinha criado ou adquirido mais de cinquenta empresas nos mais variados sectores de actividade. Foi cônsul honorário do México no Porto, desde 1994, tendo incrementado e facilitado o contacto entre empresários dos dois países. Foi distinguido com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial pelo governo português, com a Ordem do Tesouro Sagrado pelo governo japonês e com as Medalhas de Ouro das cidades de Vila Nova de Gaia e de Ovar.
Salvador Caetano sofria há bastante tempo de doença oncológica, acabando por falecer em 2011 no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. A sua fortuna estava avaliada em cerca de 637 milhões de euros, a oitava de Portugal. Na mesma altura, o Grupo Salvador Caetano tinha mais de 6 800 colaboradores e 150 empresas. A esposa e os três filhos prosseguiram a actividade do empresário.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...