terça-feira, 16 de abril de 2013

16 DE ABRIL - BALTAZAR REBELO DE SOUSA

EFEMÉRIDEBaltasar Leite Rebelo de Sousa, médico, professor e político português, nasceu em Lisboa no dia 16 de Abril de 1921. Morreu, igualmente em Lisboa, em 1 de Dezembro de 2002. 
Era licenciado em Medicina e diplomado em Medicina Tropical e Medicina Sanitária. Como estudante, foi comandante do Centro Universitário de Lisboa da Mocidade Portuguesa, tendo sido depois chefe dos seus serviços culturais e director dos serviços de intercâmbio com o estrangeiro, vindo a ocupar interinamente o cargo de comissário nacional, enquanto subsecretário de Estado da Educação Nacional, de 1955 a 1961.
Em 1953, foi eleito deputado à Assembleia Nacional pelo círculo de Évora e, em 1957, pelo círculo de Braga. Em Março de 1959, foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo e, em Janeiro de 1961, Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Foi secretário do ministro das Colónias Marcelo Caetano; dirigente corporativo; secretário-geral dos Escuteiros de Portugal; e sub-inspector médico dos Serviços Médico-Sociais e da Federação das Caixas de Previdência. Em Fevereiro de 1967, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, em Julho do mesmo ano, foi condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.
De 1968 a 1970, foi governador-geral de Moçambique, então colónia portuguesa. De regresso a Lisboa, foi ministro-delegado do presidente do conselho para a Emigração e ocupou as pastas da Saúde e Assistência, das Corporações e Previdência Social e, em 1973, a do Ultramar. Em Maio de 1971, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Após o 25 de Abril de 1974, viveu alguns anos no Brasil, onde foi administrador de empresas, professor em diversas universidades e pertenceu a várias associações culturais Luso-Brasileiras, tendo recebido a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Era pai de Marcelo Rebelo de Sousa, conhecido professor, jurisconsulto, político e analista político, actualmente na TVI.  

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...