quarta-feira, 3 de abril de 2013

3 DE ABRIL - MICKAEL CARREIRA

EFEMÉRIDE Mickael Carreira” Antunes, cantor e letrista português de música pop latino, nasceu em Dourdan, França, no dia 3 de Abril de 1986. Herdou o apelido artístico do pai, o também cantor Tony Carreira.
Com três álbuns gravados em estúdio, dois álbuns de edição especial e um álbum ao vivo, Mickael obteve até agora um total de 3 Discos de Ouro e 5 de Platina, o que equivale a mais de 130 mil cópias vendidas. Tem realizado muitos concertos, em Portugal e em países com importantes comunidades de emigrantes portugueses, como França, Canadá, Luxemburgo e Suíça.
Passou a infância em França até ao regresso da família a Portugal em 2000, continuando os estudos no Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa. Mais tarde, mudou-se para o ensino em português. Ainda em Paris, estudara piano durante três anos no Conservatório. No entanto, posteriormente, enveredou pela guitarra, que aprendeu a tocar com o pai. Na adolescência, começou também a escrever algumas músicas.
Em 2001, com 15 anos, estreou-se em dueto, acompanhando à guitarra um concerto do pai, no Olympia em Paris. Desde aí, acompanhou o pai em alguns espectáculos, como o ocorrido em Maio de 2006 no Pavilhão Atlântico, perante uma assistência de quase 17 mil pessoas. Neste concerto, Mickael Carreira cantou um tema, que viria a ser lançado dois meses depois no seu primeiro disco intitulado “Mickael”. Em Janeiro de 2007, este disco foi reeditado em DVD “Mickael – Edição especial”, que incluiu para além das 13 faixas do primeiro álbum, mais duas originais, três vídeos musicais, dois vídeos making-off e diversas fotografias.
Estreou-se a solo, em Fevereiro de 2007, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, perante mais de 8 000 pessoas. No final do concerto, recebeu a Tripla Platina pelos mais de 60 000 discos vendidos do seu primeiro álbum. Este concerto, que foi o arranque para a primeira tournée, fora ensaiado durante as duas semanas anteriores e envolveu uma equipa de sessenta pessoas (30 nos espectáculos seguintes da digressão).
Em Novembro de 2007, foi lançado o álbum “Entre Nós”, composto por dois CD. Posteriormente, foi publicada uma edição especial deste álbum, composto por um CD e um DVD. Este álbum obteve um Disco de Ouro e um Disco de Platina. Em 2007, Mickael Carreira foi o segundo artista mais bem pago em concertos e recebeu o prémio Melhor Revelação do Ano na XIV Gala dos Globos de Ouro.
Iniciou nova digressão em Março de 2008, com um espectáculo no Coliseu do Porto, que contou pela primeira vez com a participação do pai. Terminou a tournée em Dezembro de 2008, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, com a receita de bilheteira a reverter para fins solidários.
Em Maio de 2009, foi lançado o álbum “Tudo o que Sonhei”, gravado em Paris. Em Fevereiro de 2010, deu um concerto no Coliseu dos Recreios em Lisboa, com lotação esgotada, que originou o seu primeiro DVD e duplo CD ao vivo, intitulado “Mickael ao Vivo no Coliseu de Lisboa” e lançado em Maio de 2010.
Em 2011, para além de uma tournée com cerca de 40 concertos, esteve em Miami a trabalhar num novo álbum, que seria publicado em Maio de 2012 e alcançaria o Disco de Platina. Ainda no decorrer de 2011, foi considerado por Julio Copello, produtor que trabalhou com artistas como Jennifer Lopez e Ricky Martin, como um cantor sensacional, na revista internacional “Billboard”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...