sexta-feira, 5 de abril de 2013

5 DE ABRIL - SANTA CAMARÃO

EFEMÉRIDESanta Camarão, de seu verdadeiro nome José Soares Santa, pugilista português que alcançou fama mundial na década de 1930, morreu em Ovar no dia 5 de Abril de 1968. Nascera na mesma cidade em 25 de Dezembro de 1902. Era extremamente alto (2,06 m) e pesava 120 kg.
A sua carreira de pugilista situou-se entre 1925 e 1933. Em 1929, perdeu o título europeu para Pierre Charles. Disputou combates em vários países da Europa, América do Norte e América Latina, tendo defrontado os campeões Max Baer e Primo Carnera no Madison Square Garden em Nova Iorque.
Santa Camarão participou também no filme “Liebe Im Ring” (1930), realizado em Berlim por Reinhold Schünzel. Nessa película, onde pela primeira vez surgiu alguém a falar português, aparece igualmente o lutador Max Schmeling.
Em 1932, casou-se com a luso-americana Mary Loreto, regressando a Portugal pouco tempo depois, para viver em Ovar.
O governo português atribuiu-lhe, a título póstumo, a Medalha de Bons Serviços Desportivos. Acerca da sua vida, foi publicado o livro “Com o Mundo nos Punhos – Elementos para uma Biografia de José Santa Camarão”, da autoria do Dr. Luís Maçarico.
Marcos Muge foi o autor de uma escultura e de diversas obras em pintura do pugilista, tendo feito também investigação sobre a sua vida.
Em Abril de 2004, realizou-se uma exposição de homenagem a Santa Camarão no Museu de Ovar. Existe uma rua em Lisboa com o seu nome, na zona do Campo Grande.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...