quinta-feira, 4 de abril de 2013

4 DE ABRIL - CARLOS NÓBREGA E SOUSA

EFEMÉRIDECarlos de Melo Garcia Correia Nóbrega e Sousa, compositor português de música ligeira, nasceu em Aveiro no dia 4 de Abril de 1913. Morreu em Lisboa, em 3 de Abril de 2001.
Começou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade, chegando a completar o Curso Superior de Piano no Conservatório, onde foi aluno de Luís de Freitas Branco e de Vianna da Motta. Estreou-se a compor aos 13 anos de idade.
Algumas das suas primeiras composições foram gravadas em disco a partir de 1933. Mantendo uma carreira de acompanhador ao piano, entrou para o elenco da Emissora Nacional em 1940, onde chegou a chefe da Secção de Música Ligeira. Colaborou também no teatro de revista, escrevendo músicas que tiveram grande êxito.
O seu grande sucesso surgiu em 1958, com “Vocês Sabem Lá”, na voz de Maria de Fátima Bravo, canção apresentada no 1º Festival de Música Portuguesa da Figueira da Foz.
Em 1965, Simone de Oliveira venceu o Festival RTP da Canção com “Sol de Inverno”, da autoria de Nóbrega e Sousa, com letra de Jerónimo Bragança. Em 1970, Sérgio Borges venceu o mesmo festival com “Onde vais rio que eu canto”, com música de Carlos Nóbrega e Sousa e letra de Joaquim Pedro. Foi também autor da letra e da música de “Sobe Sobe Balão Sobe”, com que Manuela Bravo venceu o Festival RTP da Canção de 1979.
Em 1998, ano do seu 85º aniversário, foi publicada a sua biografia, intitulada “Nóbrega e Sousa – Uma Vida Cheia de Música”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...