domingo, 11 de maio de 2014

11 DE MAIO - DOUGLAS ADAMS



EFEMÉRIDE Douglas Noel Adams, escritor britânico, famoso por ter escrito sketchs para a série televisiva “Monty Python's Flying Circus” e a série de rádio, jogos e livros intitulados “The Hitchhiker's Guide to the Galaxy”, morreu em Santa Bárbara, Califórnia, no dia 11 de Maio de 2001, vítima de ataque cardíaco. Nascera em Cambridge, em 11 de Março de 1952. Os seus fãs e amigos descreviam-no como um activista ambiental, um assumido ateísta e um apreciador de automóveis possantes, de máquinas de filmar, de computadores Macintosh e de outro material tecnológico. O biólogo Richard Dawkins dedicou-lhe o seu livro “The God Delusion” e aí descreveu como Adams entendera a teoria da evolução e se tornara um ateísta. Até ao fim da vida, Adams era muito requisitado para dissertar sobre assuntos referentes ao ambiente e a diversas tecnologias.
Em 1957, os pais divorciaram-se e ele foi viver para a casa dos avós maternos em Brentwood, Essex, juntamente com a mãe e a irmã. Mais tarde, depois de ter vários ofícios, tais como porteiro de um hospital psiquiátrico, encarregado da limpeza de galinheiros e guarda de segurança, ingressou na Universidade de Cambridge. Iniciou a sua carreira de escritor após se ter licenciado em Literatura Inglesa (1974) e depois de ter passado parte da década de 1970 a viajar à boleia pela Europa, indo até Istambul.
O seu maior sucesso chegou quando, em 1977, conheceu Simon Brett, que trabalhava na BBC. Juntos, decidiram produzir um programa humorístico sobre ficção científica. Era o início da saga “The Hitchhiker's Guide to the Galaxy”, tendo colaborado também noutras séries. O programa foi igualmente publicado em cinco volumes (o último em 1992), tendo sido adaptado ao teatro, à televisiva e a jogos de vídeo, adaptações em que ele colaborou activamente. Uma versão cinematográfica, que ele começou a escrever, só veio a ser estreado em 2005, já após a sua morte.
Douglas Adams era igualmente um grande amador de música (com gostos variados, que iam de Bach até aos Beatles) e tocava guitarra nos tempos livres. Amigo de David Gilmour, guitarrista dos Pink Floyd, chegou a tocar num espectáculo juntamente com este grupo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...