terça-feira, 20 de maio de 2014

20 DE MAIO - CARLOS COELHO



EFEMÉRIDECarlos Miguel Maximiano de Almeida Coelho, político português, nasceu em Lisboa no dia 20 de Maio de 1960. Quando frequentava o Liceu Nacional de Queluz, foi presidente da Associação de Estudantes, de 1976 a 1978, e membro dos Conselhos Pedagógico e Directivo, de 1977 a 1978.
Aderiu ao Partido Social Democrata (PSD) em Maio de 1978, tendo sido eleito membro da Assembleia Municipal de Sintra e, depois, chamado a substituir Natália Correia na Assembleia da República na I Legislatura, em 1980. Nas III, IV e V Legislaturas, foi novamente deputado pelo Círculo de Lisboa e, nas VI e VII Legislaturas, pelo Círculo de Santarém.
Em 1986, foi eleito líder nacional da Juventude Social Democrata (JSD), onde permaneceu até 1988. Foi membro da Comissão de Reforma do Sistema Educativo, nomeado por João de Deus Pinheiro, em 1986, e membro do Conselho Nacional de Educação, em 1990 e 1992.
Estreou-se no Parlamento Europeu em 1994, sendo designado vice-presidente da Comissão da Política Regional, Ordenamento do Território e Relações com o Poder Local. Regressou no mesmo ano a Portugal, após ter sido nomeado subsecretário de Estado da Educação, sendo ministra Manuela Ferreira Leite.
Em 1998, regressou ao Parlamento Europeu, substituindo António Capucho, sendo reeleito deputado nas eleições europeias de 1999, 2004 e 2009. Foi presidente da Comissão Especial sobre o Echelon, experiência que deu origem ao seu livro “Os americanos espiam a Europa? O caso Echelon, dois anos depois” (2004). Presidiu também à Comissão Temporária sobre a alegada utilização pela CIA de países europeus para o transporte e a detenção ilegal de prisioneiros. É director da Universidade de Verão e da Universidade da Europa, iniciativas do PSD, da JSD, do Partido Popular Europeu e do Instituto Francisco Sá Carneiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...