terça-feira, 6 de maio de 2014

6 DE MAIO - GRAEME SOUNESS



EFEMÉRIDEGraeme James Souness, ex-jogador e técnico de futebol escocês, nasceu em Edimburgo no dia 6 de Maio de 1953.
Começou a sua carreira em 1970, no Tottenham Hotspur. Passou depois pelo Montréal Olympique, do Canadá, e pelo Middlesbrough, entre outros, sendo no entanto no Liverpool, para onde se transferiu em 1978, que começou a ter maior notoriedade. Era a peça chave desta grande equipa que dominou o futebol britânico e europeu no final da década de 1970 e início dos anos 1980: durante os seis anos que esteve neste clube, participou na conquista de cinco Campeonatos Ingleses e em três Taças dos Campeões da UEFA, a última na temporada em que se despediu do Liverpool (1983/84). Souness fazia parte do “trio escocês” da equipa vermelha, ao lado de outras duas estrelas da Selecção Escocesa: Alan Hansen e Kenny Dalglish.
Quando saiu do Liverpool, passou um período na Sampdoria (1984/86), onde conquistou uma Taça de Itália. Em 1986, Souness – que nunca jogara profissionalmente em clubes escoceses – transferiu-se para o Glasgow Rangers, onde actuou simultaneamente como jogador e técnico.
Souness levou para o Rangers os jogadores da Selecção Inglesa Gary Stevens, Terry Butcher e Chris Woods. Deixou de jogar em 1989, para se dedicar exclusivamente ao treino da equipa. Despediu-se dos “Gers” após ter conquistado três Campeonatos consecutivos.
Quando deixou o Rangers, foi treinar o Liverpool, ficando três anos como manager da equipa. Treinou o SL e Benfica de 1997 a 1999. A última equipa que dirigiu foi o Newcastle United, entre 2004 e 2006.
Souness representou a Escócia em três Mundiais. Apesar dos grandes jogadores que tinha, muitos dos quais mais festejados no Reino Unido do que os próprios jogadores ingleses, a Escócia nunca passou das primeiras fases. Graeme Souness foi internacional 54 vezes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...