quarta-feira, 7 de maio de 2014

7 DE MAIO - ELIZETH CARDOSO



EFEMÉRIDE - Elizeth Moreira Cardoso, cantora brasileira, morreu no Rio de Janeiro em 7 de Maio de 1990. Nascera, igualmente na capital carioca, no dia 16 de Julho de 1920. Conhecida como “A Divina”, é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira e uma das mais talentosas cantoras de todos os tempos, admirada pelo público e pela crítica.
Elizeth cantou desde pequena nos bairros da Zona Norte carioca, cobrando o ingresso (10 tostões) às outras crianças. O pai, seresteiro, tocava violão e a mãe também gostava de cantar.
Desde cedo teve de trabalhar e, entre 1930 e 1935, foi balconista, funcionária de uma fábrica de sabonetes e cabeleireira. O seu talento de cantora foi descoberto aos dezasseis anos, quando comemorava o aniversário. Foi então convidada para um teste na Rádio Guanabara.
Apesar da oposição inicial do pai, apresentou-se em 1936 no “Programa Suburbano”, ao lado de Vicente Celestino, Araci de Almeida, Moreira da Silva, Noel Rosa e Marília Batista. Na semana seguinte, foi contratada para um programa semanal na rádio.
Casou-se no fim de 1939 com Ari Valdez, mas o casamento durou pouco. Trabalhou em boîtes durante muito tempo. Em 1941, tornou-se crooner de orquestras, chegando a ser uma das atracções do Dancing Avenida, que deixou em 1945, quando se mudou para São Paulo para cantar no Salão Verde e para se apresentar na Rádio Cruzeiro do Sul, no programa “Pescando Humoristas”.
Além do choro, Elizeth consagrou-se como uma das grandes intérpretes do samba-canção (surgido na década de 1930), ao lado de Maysa, Nora Ney, Dalva de Oliveira, Ângela Maria e Dolores Duran. O género, comparado ao bolero, pela exaltação do tema amor romântico ou pelo sofrimento de um amor não realizado, foi chamado também dor de cotovelo ou fossa. O samba-canção antecedeu o movimento da bossa nova, surgido ao final da década de 1950.
Elizeth mudou do choro para o samba-canção e deste para a bossa nova, gravando em 1958 o LP “Canção do Amor Demais”. O antológico LP trazia ainda canções da autoria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. A melodia de fundo foi composta com a participação de um baiano que tocava violão de maneira original, o jovem João Gilberto.
Em 1960, gravou um jingle para a campanha vice presidencial de João Goulart. Nos anos 1960, apresentou o programa de televisão “Bossaudade” (TV Record, Canal 7, São Paulo). Em 1968, apresentou-se juntamente com outros cantores, num espectáculo que foi considerado o auge da sua carreira, realizado no Teatro João Caetano, em benefício do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro. Considerado um encontro histórico da música popular brasileira, no qual foram ovacionados longamente pela plateia, vários LP foram lançados pelo MIS em edição limitada.
Em Abril de 1965, Elizeth conquistou o segundo lugar no I Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), interpretando “Valsa do amor que não vem” (Baden Powell e Vinícius de Moraes). O primeiro lugar foi para a então novata Elis Regina, com “Arrastão”. Elizeth Cardoso lançou mais de 40 LPs no Brasil e gravou vários outros em Portugal, Venezuela, Uruguai, Argentina e México.
Em 1987, quando estava numa tournée pelo Japão, os médicos diagnosticaram-lhe um carcinoma gástrico, o que a obrigou a recorrer a uma cirurgia. Apesar disso, a doença ainda a acompanhou durante os três últimos anos de vida. A cantora faleceria na Clínica Bambina, no bairro de Botafogo. Foi velada no Teatro João Caetano, onde compareceram milhares de fãs, sendo sepultado ao som de um surdo portelense, no Cemitério do Caju.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...