sexta-feira, 23 de maio de 2014

23 DE MAIO - CARL BLOCH



EFEMÉRIDECarl Heinrich Bloch, pintor dinamarquês, nasceu em Copenhaga no dia 23 de Maio de 1834. Morreu na mesma cidade em 22 de Fevereiro de 1890, vítima de cancro. Estudou na Real Academia Dinamarquesa de Arte, embora os pais tivessem preferido que ele seguisse a carreira de oficial da marinha real.
Os seus primeiros trabalhos foram inspirados em cenas da vida quotidiana rural. Entre os anos 1859 e 1866, Bloch viveu em Itália onde estudou arte. Este período foi muito importante para a evolução das suas pinturas históricas. Antes, passara pela Holanda, onde se familiarizou com a obra de Rembrandt, que passou a ter grande influência sobre ele. Em Roma, encontrou a sua futura esposa, Alma Trepka, com quem casou em Maio de 1868 e com quem viveu até à sua morte prematura em Janeiro de 1886.
Em 1865, teve o seu primeiro grande sucesso com a exposição, na capital dinamarquesa, da obra “Die Befreiung des Prometheus”. Após a morte do pintor Wilhelm Marstrand, foi Bloch quem terminou a decoração do salão de cerimónias da Universidade de Copenhaga.
Contratado para fazer 23 pinturas para a Capela do Castelo de Frederiksborg, todas as cenas da vida de Cristo registadas neste conjunto (1865/79) se tornaram muito populares, sendo frequentemente  usadas como ilustrações.
O desgosto de ter perdido a mulher pesou imenso na sua vida, pois – para além do mais – ficou só para tratar de oito filhos. Já após a morte de Carl Bloch, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fez um uso intenso das suas pinturas, em lugares de culto e em material impresso.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...