quarta-feira, 21 de maio de 2014

21 DE MAIO - ALEXANDER POPE



EFEMÉRIDEAlexander Pope, um dos maiores poetas britânicos do século XVIII, nasceu em Londres no dia 21 de Maio de 1688. Morreu em Twickenham, em 30 de Maio de 1744.
A sua mocidade foi cheia de contratempos, consequência de ser filho de um comerciante católico. Foi mesmo proibido de frequentar escolas e universidades mas, apesar disso, foi educado com esmero. Várias doenças e uma deformidade física nos discos intervertebrais fizeram com que ele desenvolvesse um carácter complicado.
A principal contribuição de Pope para a literatura foi constituída por ensaios e poemas, nos quais expôs as suas ideias estéticas e filosóficas. São obras didácticas ou filosóficas, como o “Ensaio sobre a crítica”, livro de doutrina neoclássica escrito aos 23 anos, no qual defende os seus pontos de vista sobre a “verdadeira” poesia, e “Ensaio sobre o Homem” (1733/34), no qual discute se é ou não possível reconciliar os males deste mundo com a crença no criador justo e misericordioso. Compôs também uma sátira, “The Dunciad”, em que declara vago o trono da torpeza, do aborrecimento e da estupidez e propõe o nome dos seus inimigos para o ocupar. É a sua obra mais conhecida. Foi aliás como satírico e moralista que se notabilizou na segunda parte da sua vida, quando escreveu “O rapto da Madeixa”, em que ridiculariza a extrema delicadeza da corte de Inglaterra.
Para muitos, Alexander Pope foi o satírico britânico mais brilhante do seu tempo e também o primeiro a ter fama internacional. Será o escritor inglês mais citado, depois de Shakespeare. Segundo alguns estudiosos, teria pertencido à franco-maçonaria, mas o facto não pôde ser confirmado. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...