sábado, 17 de maio de 2014

17 DE MAIO - ANDREA CORR



EFEMÉRIDEAndrea Jane Corr, cantora irlandesa, vocalista da banda The Corrs, formada no princípio dos anos 1990 por ela e mais três irmãos, nasceu em Dundalk no dia 17 de Maio de 1974. Andrea toca também tin whistle (flauta tradicional irlandesa) e piano.
Como as suas irmãs, estudou no Convento de Dun Lughaidh, onde foi considerada uma das melhores alunas da sua classe. Estudou também francês, que fala correctamente. 
Com a banda, lançou cinco álbuns de estúdio, dois de grandes sucessos, um de remix e dois ao vivo. Grande parte dos textos das canções é de sua autoria. Em 1999, foi eleita a Mulher Mais Sexy da Irlanda, o mesmo vindo a acontecer em 2005.
Aproveitando uma pausa da banda, em virtude dos irmãos terem uma vida familiar muito ocupada, Andrea iniciou uma carreira a solo em 2006, lançando o álbum “Ten Feet High”, a que se seguiram outros, todos com grande sucesso. Em 2011, foi editado “Lifelines”, composto de canções importantes da sua vida desde a infância.
Envolvida em actividades de caridade, ela e a banda fizeram vários concertos em prol de instituições como Pavarotti & Friends e 46664, o número que Nelson Mandela tinha durante os 25 anos em que esteve preso e denominação de uma série de concertos para ajudar a Fundação, que tem o nome do ex líder sul-africano, a obter fundos para o tratamento da SIDA em África.
No cinema, Andrea interpretou pequenos papéis em vários filmes, tendo em 2002 desempenhado finalmente o seu grande papel em “The Boys and Girl From County Clare”, a que se seguiram “The Bridge” (2005) e “Broken Thread” (2006).
Está casada desde 2009 com um executivo do mercado financeiro britânico, Brett Desmond, filho do multimilionário irlandês Dermot Desmond. Têm dois filhos, nascidos respectivamente em 2012 e 2014 (Janeiro).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...