sábado, 31 de maio de 2014

31 DE MAIO - PABLO ALBORÁN



EFEMÉRIDEPablo Moreno de Alborán Ferrándiz, cantor espanhol, nasceu em Málaga no dia 31 de Maio de 1989. Em 2011, foi três vezes nomeado para os Latin Grammy Awards.
Interessou-se desde muito cedo pela música, tendo praticado vários instrumentos musicais, como piano e guitarra clássica. Aprendeu a cantar com músicos profissionais. Aos 12 anos, começou a compor as primeiras canções. Algumas seriam incluídas no seu primeiro álbum.
A sua carreira artística começou pela mão de uma família flamenga que actuava num restaurante de Málaga. Foi aqui que actuou sozinho pela primeira vez. Pablo conheceu então o produtor musical Manuel Illán, tendo gravado um CD experimental que incluía uma versão da canção “Deixe meu juízo” de Diana Navarro. Illán fez chega-lo a Diana, que se tornou de imediato a madrinha musical de Alborán.
Divulgou os seus trabalhos no You Tube, tornando-se bastante conhecido. Chegou assim a um vasto público, tendo a cantora Kelly Rowland declarado mesmo que tinha ficado muito impressionada com a sua voz. Foi visto por milhões de pessoas.
Em meados de Outubro de 2010, lançou em Espanha o seu primeiro single, “Solamente tú”. Em Fevereiro de 2011, foi editado o seu primeiro álbum, “Pablo Alborán”, que liderou os tops de venda espanhóis durante várias semanas consecutivas.
Pablo Alborán fez a sua primeira tournée mundial em Maio de 2011, apresentando-se em Madrid, no Palacio de Vistalegre, e actuando seguidamente em vários países da América Latina, incluindo Argentina, Chile e México. Em Novembro do mesmo ano, lançou o seu segundo álbum, “En Acústico”, com músicas gravadas ao vivo, incluindo “Perdóname” num dueto com a fadista portuguesa Carminho. Foi nº 1 de vendas em Espanha (2011) e em Portugal (2012).
Em 2012 e 2014, foram publicados os seus 3º e 4º álbuns, respectivamente “Tanto” e “TBA”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...