sexta-feira, 30 de maio de 2014

30 DE MAIO - KARL FABERGÉ



EFEMÉRIDE – Peter-Karl Fabergé, joalheiro russo de origem franco-dinamarquesa, nasceu em São Petersburgo no dia 30 de Maio de 1846. Morreu em Lausana, Suíça, em 24 de Setembro de 1920. O seu nome de baptismo era Karl Socatelli Gustavovich Fabergé.
Em Dresde, para onde tinha ido viver com os pais, frequentou a Escola de Artes e Ofícios. Em 1864, decidiu realizar uma grande viagem pela Europa, para completar a sua a sua formação junto de grandes joalheiros da Alemanha, de França e da Inglaterra. Descobriu também objectos expostos nas galerias dos grandes museus. Prosseguiu a sua viagem até 1872, ano em que regressou a São Petersburgo.
Seguindo os passos do pai, ele também joalheiro, tomou em mãos os destinos da Sociedade Fabergé, que participava então na catalogação, reparação e restauração de objectos do Museu Hermitage. Sob a gerência de Karl, diversificaram a produção e começaram a executar objectos de fantasia para além das jóias. Em 1882, fizeram sensação na Exposição Panrussa, que se realizou em Moscovo. Receberam a Medalha de Ouro e a Medalha de São Estanilau. Durante esta exposição, Fabergé foi notado por Alexandre III, que lhe encomendou uns botões de punho, decidindo que os objectos expostos fossem apresentados no Hermitage como exemplos do artesanato russo contemporâneo.    
Especializou-se na confecção de obras com arranjos florais, grupos humanos e animais. Actualmente, é mais conhecido pelos seus famosos ovos de Páscoa, conhecidos como Ovos Fabergé, realizados para a família imperial russa e que os czares russos ofereciam anualmente aos seus familiares.
Os Ovos Fabergé eram obras-primas de joalharia, sendo produzidos com a combinação de materiais como ouro, prata, cobre, platina e pedras preciosas. Estes ovos são hoje disputados por coleccionadores de todo o mundo.
Além de fornecedor da Corte Imperial Russa, Fabergé era igualmente reconhecido pelas Cortes de Inglaterra, da Tailândia, da Suécia e da Noruega. Em 1914, a sua sociedade fabricou mais de 100 000 objectos. Abriu duas filiais, uma em Moscovo e outra em Odessa. Um comité, constituído pelos empregados da Cooperativa K. Fabergé, tomou a direcção da sociedade no seguimento da Revolução Russa de 1917. Karl deixou a Rússia em Setembro de 1918, tendo morrido dois anos depois. Está sepultado no cemitério de Cannes.
Algumas das suas peças prefiguram, de maneira insólita, a Arte Déco ou mesmo o Modernismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...