quinta-feira, 10 de setembro de 2015

10 DE SETEMBRO - ALFREDO NOBRE DA COSTA

EFEMÉRIDEAlfredo Jorge Nobre da Costa, engenheiro, gestor e político português, nasceu em Lisboa no dia 10 de Setembro de 1923. Morreu na mesma cidade em 4 de Fevereiro de 1996. Foi primeiro-ministro do III Governo Constitucional de Portugal (28 de Agosto a 22 de Novembro de 1978), tendo antes participado no VI Governo Provisório, como secretário de estado da Indústria Pesada, e no I Constitucional, como ministro da Indústria e Tecnologia.
Licenciou-se em Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (1946). Iniciou a sua carreira profissional no Grupo Champalimaud, passando pelas direcções da Fábrica de Cimentos Tejo, da Fábrica de Cimentos Cabo Mondego e dos Cimentos de Leiria.
Ingressou na Siderurgia Nacional como administrador técnico, em 1962. Abandonou o Grupo Champalimaud para criar a Lusotecna, em 1965, ao mesmo tempo que foi nomeado administrador da EFACEC.
Em 1972, foi escolhido para presidir ao Conselho de Administração da SACOR, cargo que abandonou em 1974, já depois do 25 de Abril.
Foi o primeiro político a chefiar um governo de iniciativa presidencial (Ramalho Eanes), devido à inexistência de uma maioria parlamentar estável, em virtude do falhanço da aliança entre socialistas e democratas-cristãos, que estivera na origem do II Governo Constitucional.
Apesar de ter sido breve o período de tempo da sua governação, deixou uma boa imagem na opinião pública, devido às suas capacidades de gestão e à sua acção governativa. Em Setembro de 1961, tinha sido feito Comendador da Ordem Militar de Cristo, sendo agraciado com a Grã-Cruz da mesma Ordem em Abril de 1981.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...