quinta-feira, 17 de setembro de 2015

17 DE SETEMBRO - ANNE BANCROFT

EFEMÉRIDEAnne Bancroft, de seu verdadeiro nome Anna Maria Louisa Italiano, actriz norte-americana, nasceu em Nova Iorque no dia 17 de Setembro de 1931. Morreu na mesma cidade em 6 de Junho de 2005. Nos anos 1960, foi um ícone da beleza e da sensualidade, além de ser uma das mais respeitadas actrizes da sua geração. Recebeu o Oscar de Melhor Actriz, pela sua actuação no filme “The Miracle Worker”. Tem uma estrela na Calçada da Fama no Hollywood Boulevard.
Teve por origem uma família de imigrantes italianos. Logo na infância, recebeu as primeiras lições de interpretação e dança. Estudou para seguir uma carreira científica, porventura a de analista. Em 1950, porém, estreou-se na televisão (CBS). Em 1952, assinou um contrato com a 20th Century Fox e foi obrigada a mudar de apelido. De entre os vários que lhe foram sugeridos pela produtora, escolheu “Bancroft”, por lhe «parecer o mais apelativo».
Protagonizou alguns filmes sem grande êxito e, em 1958, regressou a Nova Iorque, começando a estudar no Actors Studio, ao mesmo tempo que se virava para o teatro na Broadway. Foi galardoada com um Tony (o prémio máximo da Broadway) com a peça “Two for the Seesaw”, provando as suas reais qualidades de actriz dramática.
De novo no cinema, foi galardoada com o Oscar de Melhor Actriz (1963) pelo seu papel em “The Miracle Worker”. A década de 1960 e seguintes trouxeram-lhe êxitos inesquecíveis. A sua popularidade atingiu o auge com “The graduate” (1967) e mais uma nomeação para os Oscars.
Seguiram-se várias outras películas e trabalhos para televisão, salientando-se “A Grande Decisão” (1977), com outra nomeação para os Oscars, contracenando com Shirley MacLaine. Nos anos 1990, para além de várias intervenções na televisão, protagonizou diversos filmes.  
Em 2000, a película “Paixão em Florença” antecedeu o seu último filme, onde desempenhou um pequeno mas delicioso papel (“Matadoras”, 2001).
Em 2002, regressou ao teatro após uma longa ausência, com a peça “Occupant”. Em 2003, fez o seu último trabalho à frente das câmaras, no telefilme “The Roman Spring of Mrs. Stone”, com o qual foi nomeada para um Emmy.
Em 1980, Bancroft fez a única experiência como actriz, argumentista e realizadora, com “Água na Boca”.
Foi casada duas vezes. O primeiro casamento foi com Martin May e a união durou de Julho de 1953 até Fevereiro de 1957. Em 1961, conheceu Mel Brooks com quem veio a casar-se em Agosto de 1964. Contracenou com ele em vários filmes e viveram juntos até ao final da sua vida.
Anne Bancroft morreu aos 73 anos, no Mount Sinai Hospital em Nova Iorque, vítima de cancro no útero. A sua morte surpreendeu muita gente, até mesmo alguns dos seus amigos, que desconheciam a doença contra a qual ela combatia. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...