sexta-feira, 25 de setembro de 2015

25 DE SETEMBRO - CARLOS RUIZ ZAFÓN

EFEMÉRIDECarlos Ruiz Zafón, escritor espanhol, nasceu em Barcelona no dia 25 de Setembro de 1964. Desde 1993 que vive em Los Angeles, cidade onde levou alguns anos a escrever guiões para filmes.
Com catorze anos apenas, escreveu a sua primeira história, que tinha nada menos de 500 páginas. Aos dezanove, começou a trabalhar em publicidade, carreira que viria depois a abandonar para se dedicar inteiramente à vida literária.
Em 1993, ganhou o Prémio Edebé de Literatura com o seu primeiro romance “O Príncipe da Névoa”, que foi traduzido em vários idiomas. Desde então, publicou outros romances, sendo que os três primeiros foram dirigidos a um público mais jovem (“El Palacio de la Medinoche”, “Las Luces de Septiembre” e “Marina”).
Já neste milénio, transformou-se numa das maiores revelações literárias com “A Sombra do Vento” (2001), obra que foi traduzido em mais de 30 línguas, publicado em cerca de 45 países e da qual se venderam 6,5 milhões de exemplares. Foi finalista dos prémios literários espanhóis Fernando Lara 2001 e Llibreter 2002. Em Portugal, o livro citado foi premiado pelas Correntes d'Escritas (2006). Esta obra foi também nomeada para o prestigioso prémio Fémina 2004 (França).
O romance “O Jogo do Anjo”, escrito em 2008, teve mais de um milhão de exemplares vendidos em Espanha. O seu livro mais recente é “O Prisioneiro do Céu,” continuação de “A Sombra do Vento”. Os romances “A Sombra do Vento”, “O Jogo do Anjo” e “O Prisioneiro do Céu” fazem parte, aliás, de uma trilogia que pode ser lida, no entanto, por qualquer ordem, sendo mantido sempre um entendimento claro e global.
Ganhou também os Prémios Amis du Scribe e Michelet em França, 2005. No Canadá, recebeu o Prémio dos Livreiros do Quebec, igualmente em 2005. Em Janeiro de 2010, várias revistas dedicadas à edição de livros, como “Livres-Hebdo” em França e “The Bookseller” na Grã-Bretanha, classificaram-no em 5º lugar na lista dos ficcionistas mais vendidos na Europa em 2009. Ruiz Zafón colabora regularmente nos jornais espanhóis “La Vanguardia” e “El País”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...