segunda-feira, 14 de setembro de 2015

14 DE SETEMBRO - MICHEL BUTOR

EFEMÉRIDEMichel Butor, escritor, crítico de arte e tradutor francês, nasceu em Mons-en-Barœul no dia 14 de Setembro de 1926.
Foi professor de francês noutros países, principalmente no Egipto, e professor de Filosofia na Escola Internacional de Genebra nos anos 1950. A partir daí, começou a sua carreira universitária como professor de Literatura, primeiro nos Estados Unidos, depois em França na Universidade de Nice e, finalmente, na Universidade de Genebra até à sua aposentação em 1991.
Michel Butor é conhecido do grande público como romancista e, sobretudo, como autor da obra “La Modification” (1957).
Depois de tentativas frustradas de conciliar a forma tradicional do romance com a sua vontade de representar o mundo contemporâneo, acabou por se ligar ao grupo do Nouveau Roman Français. Optou então por formas experimentais de escrita, a partir de “Mobile” (1962), obra composta de colagens (enciclopédias americanas, descrições de automóveis, artigos de jornais, etc.), numa tentativa de descrever desse modo a realidade americana.
Esta vontade de experimentar novos meios de representar a vida à sua volta encontra-se sempre presente nas obras de Michel Butor, quer se trate de narrativas de viagens (“Le Génie du lieu”), da descrição de sonhos (“Matière de rêves”) ou das numerosas colaborações com pintores e artistas contemporâneos (reunidas na série “Illustrations”).
A partir do final da década de 1950, escreveu também textos para várias peças musicais de Henri Pousseur. Nos anos 1960, colocou-se num espaço mais poético e lírico, em detrimento de abordagens romanescas. Actualmente, ele é um dos escritores vivos de língua francesa mais conhecidos na Europa, nos Estados Unidos, no Japão, na China e na Austrália. Vive e continua a trabalhar em Lucinges, uma vila da Alta Sabóia, perto de Genebra.
Em 2006, começou a preparar a publicação das suas obras completas em 13 volumes, na editora La Différence, sob direcção editorial de Mireille Calle-Gruber. Em 2013, recebeu o Grande Prémio de Literatura da Academia Francesa pelo conjunto da sua obra. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...