terça-feira, 29 de setembro de 2015

29 DE SETEMBRO - LOIS MAXWELL

EFEMÉRIDELois Maxwell, de seu verdadeiro nome Lois Hooker, actriz canadiana, morreu em Fremantle, na Austrália, em 29 de Setembro 2007. Nascera em Kitchener no dia 14 de Fevereiro de 1927.
Começou a trabalhar na rádio, antes de se instalar – aos quinze anos – na Grã-Bretanha. Enveredou então pela carreira de actriz, apoiada por Lady Mountbatten que a fez ingressar na Royal Academy of Dramatic Art, justamente onde conheceu e se tornou amiga do actor Roger Moore.
Mudou-se para Hollywood, ainda nos anos 1940. Obteve o seu primeiro papel em 1946, ao lado de David Niven, em “Stairway to Heaven”. Obteve um Globo de Ouro de Revelação Feminina (New Star Of The Year - Actress) em 1948, com o filme “That Hagen Girl”.
Regressada ao Reino Unido, protagonizou a película “Lolita” e vários episódios de séries de televisão, nomeadamente em “The Persuaders!” com Roger Moore.
Ficou conhecida sobretudo por interpretar a personagem Miss Moneypenny, um membro do M16, em catorze filmes de James Bond, entre 1862 r 1985, contracenando com Sean Connery, George Lazenby e Roger Moore.
Atravessou depois momentos difíceis por ter de se ocupar dos filhos e do marido gravemente doente. Foi substituída por outras actrizes, como Carolina Bliss, Samantha Bond. Barbara Bouchet e Pamela Salem.
Por curiosidade, Lois Maxwell e Roger Moore, com a mesma idade, encerraram as suas participações nos filmes “007 ao mesmo tempo, logo após “A View to a Kill” (1985).
O seu último filme foi “Vingança Secreta” (2001). Partiu depois para a Austrália, indo viver junto de um filho. Morreu vítima de cancro, aos 80 anos de idade, no hospital de Fremantle.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...