quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

11 DE FEVEREIRO - KELLY SLATER

EFEMÉRIDE – Robert Kelly Slater, surfista profissional norte-americano, nasceu em Cocoa Beach no dia 11 de Fevereiro de 1972. É considerado uma lenda viva deste desporto.
O pai tinha um armazém de artigos de pesca que faliu. Começou a alcoolizar-se e saiu de casa quatro anos depois. A mãe teve de trabalhar duramente, em ofícios humildes, para conseguir sustentar a casa. O jovem Kelly refugiava-se no surf para tentar esquecer a ausência do progenitor.
Começou a competir em 1978, quando tinha apenas seis anos de idade, no Salick Brothers Surf Contest, que venceu. Jovem demais para viajar, desenvolveu as suas habilidades nas praias locais da Flórida. Por volta de 1982, ganhou quase todos os campeonatos para jovens com idades inferiores a 12 anos.
Kelly Slater foi onze vezes campeão mundial de surf entre 1992 e 2011 e ganhou mais de 50 provas no circuito de elite, o que constituem recordes absolutos. Em Maio de 2005, na final do Billabong Tahiti Pro em Teahupoo, tornou-se o primeiro surfista a ter duas notas máximas no sistema de pontuação de duas ondas da ASP. Slater acompanhou a evolução e as mudanças deste desporto durante muitos anos, inspirando surfistas de duas gerações. É considerado por muitos como o maior surfista de todos os tempos.
Depois de ter sido o campeão mais jovem do mundo, tornar-se-ia também o campeão mais velho. Abandonou as competições profissionais em 1999, mas regressou em 2003, para valorizar ainda mais o seu já riquíssimo palmarés.
Foi patrocinado até 2014 pela marca Quiksilver e utilizou pranchas Al Merrick entre 1990 e 2014. Em Abril de 2014, anunciou o lançamento da sua própria marca de equipamento de surf, Outerknown, em sociedade com o grupo Kering

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...