segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

15 DE FEVEREIRO - TIM HOLT

EFEMÉRIDETim Holt, de seu verdadeiro nome Charles John Holt, actor norte-americano, morreu em Shawnee, Oklahoma, no dia 15 de Fevereiro de 1973. Nascera em Beverly Hills, Califórnia, em 5 de Fevereiro de 1919. Foi figura principal de dezenas de filmes do far-west, tendo trabalhado com realizadores de prestígio, como John Ford, John Huston e Orson Welles, entre outros.
Tim Holt passou a maior parte da infância no rancho da família, em Fresno, tendo-se estreado no cinema em 1928 (com 9 anos), em “The Vanishing Pioneer”, filme protagonizado pelo seu pai, Jack Holt.
Em 1933, ingressou na Academia Militar de Culver. Ali se destacou em várias modalidades desportivas (futebol americano, pólo e boxe) e, também, no teatro. Após voltar para a Califórnia, decidiu-se definitivamente pelo cinema, começando com um pequeno papel em “History Is Made at Night” (1937).
A sua carreira ganhou grande impulso ao participar em “Stagecoach” (1939), filme realizado por John Ford. De 1941 a 1943, actuou em películas importantes e foi protagonista de uma popular série de pequenos filmes de cowboys, para a RKO Pictures. Aproveitava para algumas destas actividades as licenças da Força Aérea, onde se alistara em 1942. Já com o posto de tenente, lutou no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, tendo tomado parte em cinquenta e nove missões a bordo de um bombardeiro B-29.
Acabou o serviço militar em 1945, voltando ao cinema em “My Darling Clementine” (1946), outro filme de John Ford. Entre 1948 e 1952, fez a sua segunda e mais famosa série de filmes para a RKO.
Já fora do cinema, mudou-se para um rancho no Oklahoma e trabalhou para a televisão, fazendo inclusivamente o papel de piloto na série “Adventure in Java”, com Charles Bronson. Nos anos 1960, foi executivo em Denver, Colorado. Em 1971, voltou para Oklahoma City, onde assumiu o departamento comercial de uma emissora de rádio. Nesse mesmo ano, fez a sua última aparição nos grandes ecrãs, com o policial “This Stuff'll Kill Ya”.
Em 1972, foi-lhe diagnosticado um cancro no cérebro, vindo a falecer no ano seguinte. Foi casado três vezes e pai de três filhos.
Tim Holt foi um dos dez cowboys mais populares em 1941, 1942, 1943 e de 1948 a 1952. Contracenou com outras grandes figuras do cinema, como Henry Fonda, Olivia de Havilland, Victor Mature, John Wayne, Humphrey Bogart, etc.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muito mais...