quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

18 DE FEVEREIRO - TAYEB SALIH

EFEMÉRIDETayeb Salih, romancista sudanês, morreu em Londres no dia 18 de Fevereiro de 2009. Nascera em Markaz Marawi, no norte do Sudão, em 1929. É considerado um dos maiores escritores árabes, juntamente com Taha Hussein e Naguib Mahfouz.
Oriundo de um meio modesto, constituído essencialmente por agricultores, Tayeb tinha a intenção de ajudar a família na agricultura e pensava seguir um curso de Agronomia. O destino decidiu de outro modo. Acabou por se licenciar em Literatura na Universidade de Cartum, tendo prosseguido os estudos na Universidade de Londres.
Começou por trabalhar como professor, mas em breve foi convidado para a secção árabe da BBC, em Londres. Depois, foi representante da Unesco no Golfo, tendo estado no Qatar entre 1984 e 1989.
O seu livro “Época de migração para norte” (“Mawssim alhijra ila ashamal”) foi declarado, em 2001, o romance árabe mais importante do século XX, pela Academia da Literatura Árabe, com sede em Damasco. Ainda hoje, porém, é proibido em diversos países do Médio Oriente e de África. Foi censurado também pelo governo islamita de Cartum, no princípio dos anos 1990, com o argumento de que «continha cenas sexualmente explícitas».
Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 línguas. Recebeu o Prémio do 3º Encontro do Romance Árabe. O romance “Época de migração para norte” foi escolhido, em 2002, como uma das 100 melhores obras de história, numa votação feita por 100 escritores de 54 países. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...