sábado, 13 de fevereiro de 2016

13 DE FEVEREIRO - EMANUEL UNGARO

EFEMÉRIDEEmanuel Maffeolit Ungaro, estilista francês de origem italiana, nasceu em Aix-en-Provence no dia 13 de Fevereiro de 1933. Foi fundador de uma casa de alta-costura que tem seu nome. É geralmente considerado como o último grande costureiro do mundo da moda.
Filho de um modesto alfaiate, imigrante italiano, foi com ele que começou a aprender o ofício. Descobriu a cidade de Paris com a idade de vinte e dois anos. Posteriormente, transferiu-se para Barcelona, onde foi trabalhar com Cristóbal Balenciaga, entre 1958 e 1965. Ungaro diz ter aprendido tudo com ele, devendo-lhe a sua formação. Trabalhou também com o estilista André Courrèges.
Em 1965, criou a sua própria marca, que se distinguia pelas misturas de estampados e pelas nuances vivas. Desde 1967, a loja principal de Emanuel Ungaro situou-se na Avenue Montaigne, dentro do chamado “triângulo de ouro de Paris” (delimitado pelas avenidas Montaigne, George V e pelos Champs-Elysées), onde se localizam as principais lojas do comércio de luxo.
À frente de uma das últimas casas de alta-costura independentes, Ungaro comemorou, em 1995, um quarto de século de actividade ao mais alto nível. Ele lembrou, na ocasião: «Hoje, todo mundo quer ser artista... Eu, depois das operárias se irem embora ao fim do dia, varria o local, com vergonha que elas soubessem que era eu próprio quem fazia a limpeza...».
Em 1997, a marca foi vendida ao grupo italiano Ferragamo. Ungaro retirou-se do mundo da moda em Maio de 2004. Em 2005, a marca foi novamente vendida e entrou numa fase de refluxo, com frequente troca de designers. Actualmente, está nas mãos do paquistanês Asim Abdulah que, segundo o “New York Post”, tem procurado um novo investidor, visto os negócios não correrem de feição.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...