domingo, 21 de fevereiro de 2016

21 DE FEVEREIRO - LAGOA HENRIQUES

EFEMÉRIDE – António Augusto Lagoa Henriques, escultor português, morreu em Lisboa no dia 21 de Fevereiro de 2009. Nascera, igualmente em Lisboa, em 27 de Dezembro de 1923.
Iniciou os seus estudos artísticos em 1945, no Curso Especial de Escultura da Escola de Belas-Artes de Lisboa. Entre 1947 e 1949, frequentou o curso de Cenografia no Conservatório Nacional.
Em Julho de 1948, transferiu-se para a Escola de Belas-Artes do Porto, onde teve Barata Feyo como professor e referência principal na sua formação. Concluiu o Curso Superior de Escultura em 1954, com a apresentação de um trabalho de pleno relevo, classificado com a nota máxima (20 valores).
Foi-lhe concedida uma bolsa pelo Instituto de Alta Cultura, partindo para Itália, onde ficou três anos grande parte dos quais em Milão, a trabalhar sob a orientação do escultor Marino Marini.
Foi convidado pela Escola de Belas-Artes do Porto, em 1958, para o lugar de professor assistente de Escultura, lugar que veio a ocupar no ano seguinte. Entre 1963 e 1966, foi professor efectivo de Desenho na mesma escola.
Em 1966, mudou-se – a seu pedido – para a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, onde desenvolveu uma acção pedagógica de grande relevo no ensino de Desenho. Em 1974, quando da reestruturação dos cursos, foi o promotor da criação da disciplina de Comunicação Visual.
Entre os prémios que recebeu, salienta-se: o Prémio Soares dos Reis, o Prémio Teixeira Lopes, o Prémio Diogo de Macedo, o 1º Prémio de Escultura na II Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian, a 1.ª Medalha da Sociedade Nacional de Belas-Artes e a Medalha de Honra na Exposição Internacional de Bruxelas.
Uma das suas obras mais conhecidas é a estátua de Fernando Pessoa, no Chiado, em Lisboa, que se encontra na esplanada do Café A Brasileira. Outra estátua de sua autoria está em Esposende, homenageando o monarca D. Sebastião por ter elevado Esposende a concelho. Lagoa Henriques faleceu em Lisboa, aos 85 anos de idade. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...