terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

2 DE FEVEREIRO - ADRIANO CERQUEIRA

EFEMÉRIDEAdriano Cerqueira, jornalista português, morreu em Lisboa no dia 2 de Fevereiro de 2005. Nascera em Braga, em 17 de Outubro de 1938.
Estudou no Liceu Sá de Miranda, tendo tido – durante a juventude – o primeiro contacto com a comunicação social através dos jornais da sua região. Aos dezoito anos, entrou para a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Em 1965, foi chamado para cumprir o serviço militar, tendo sido enviado para Angola, em Setembro desse ano, a bordo do paquete “Vera Cruz”.
Ingressou na RTP como assistente de Realização. Depois, foi jornalista, responsável pelo Canal 2 e, mais tarde, director de Programas.
A paixão pelo automobilismo levou-o a participar durante 25 anos nas transmissões televisivas de Formula 1 e de automobilismo, não só na RTP, mas também nas rádios Emissora Nacional, Rádio Comercial e RFM. Foi director do jornal “O Volante” e da revista “Auto Mundo” e colaborador da “Auto Motor”. Foi membro do júri do “Carro do Ano Internacional” e director-geral do Salão Internacional do Automóvel em Portugal.
Assumiu o cargo de director de programas da RTP, quando José Eduardo Moniz saiu para fundar a produtora MMM com Manuela Moura Guedes.
Reformou-se da Televisão em Fevereiro de 1996. Foi director da revista “TV Guia” e do jornal “O Benfica” de 2001 a 2005.
Após prolongada doença, durante a qual continuou a dinamizar vários projectos, faleceu vítima de cancro nos pulmões, aos 66 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...