segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

29 DE FEVEREIRO - WILLIAM WELLMAN

EFEMÉRIDEWilliam Augustus Wellman, realizador de cinema norte-americano, nasceu em Brookline, no Massachusetts, em 29 de Fevereiro de 1896. Morreu em Los Angeles no dia 9 de Dezembro de 1975. Realizou a primeira produção premiada com o Oscar de Melhor Filme (1927). Além de realizador, foi produtor e consultor, com uma carreira de mais de 80 filmes. O seu trabalho concentrava-se em géneros populares, tais como filmes policiais, de aventuras e de acção, muitos deles com temas ligados a aviação, uma das suas paixões.
Wellman foi expulso da Escola Secundária de Newton, depois de uma brincadeira de mau gosto que envolveu o director. Trabalhou como vendedor, numa época em que conheceu Douglas Fairbanks, que lhe sugeriu tentar a carreira de actor «atendendo à sua boa aparência».
William alistou-se no exército durante a I Guerra Mundial e serviu como motorista de ambulância. Em Paris, juntou-se à Legião Estrangeira e, em Dezembro de 1917, foi registado como piloto combatente. A sua esquadrilha ficou aquartelada em Lunéville, na região da Alsácia-Lorena. Wellman participou em combates aéreos e derrubou vários inimigos até ser atingido. Sobreviveu ao acidente, mas ficou com dificuldades em andar. Foi condecorado com a Cruz de Guerra.
Após a assinatura do armistício, voltou aos Estados Unidos, onde escreveu um livro sobre as suas experiências. Ingressou no Serviço Aéreo Militar Americano, estacionado no Campo Rockwell, em San Diego na Califórnia, ensinando tácticas de combate aos novos pilotos.
Enquanto servia em San Diego, teria voado no seu SPAD até Hollywood, usando como pista de aterragem o campo de pólo de D. Fairbanks, em Bel Air. Fairbanks teria ficado fascinado com as aventuras do jovem e prometeu-lhe trabalho na indústria cinematográfica. Foi assim que apareceu em “The Knickerbocker Buckaroo” em 1919. 
William, porém, não gostava de representar e queria tornar-se realizador. Após diversas tarefas no cinema, o seu primeiro trabalho como assistente de realização foi com Bernie Durning, de quem se tornou amigo e que o influenciou nos seus próprios filmes.
Começou a carreira de realizador em 1920, na produção da Fox The Twins of Suffering Creek”. Depois de dirigir cerca de uma dezena de produções de baixo orçamento, foi contratado pela Paramount – em 1927 – para realizar “Wings”, um drama de guerra que mostrava sequências de combates aéreos na I Guerra Mundial. O ponto culminante do filme era a épica Batalha de Saint-Mihiel. Esta película ganhou o primeiro Oscar de Melhor Filme da história do cinema.
Realizou depois muitos trabalhos notáveis, entre 1931 e 1964, e foi produtor de algumas películas. O seu último trabalho como realizador foi “Lafayette Escadrille” (1958), que também produziu. Foi autor da história de “A Star Is Born”, que foi premiado com os Oscars de Melhor História Original e Melhor Guião. Este filme teve duas versões posteriores (1954 e 1976). Sete actores, protagonistas de filmes de Wellman, foram nomeados também para os Oscars, entre eles Robert Mitchum.
William A. Wellman foi ainda nomeado três vezes para prémios de Melhor Realizador. Possui uma estrela no Passeio da Fama, no Hollywood Boulevard

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...