quarta-feira, 10 de maio de 2017

10 DE MAIO - HTIN AUNG

EFEMÉRIDEMaung Htin Aung, importante escritor e erudito da história e cultura de Myanmar, morreu em Rangoon no dia 10 de Maio de 1978. Nascera na mesma cidade em 18 de Maio de 1909.
Educado nas Universidades de Oxford e Cambridge, Htin Aung escreveu vários livros sobre história e cultura birmanesa, em birmanês e em inglês. Os seus trabalhos em inglês trouxeram uma perspectiva birmanesa para o estudo internacional da história da Birmânia, até então escrita por historiadores britânicos da era colonial. Entre as suas obras mais importantes incluem-se “A History of Burma” (1967), “Folk Elements in Burmese Buddhism” (1962) e “Burmese Drama” (1937).
Htin Aung, como reitor da Universidade de Rangoon de 1946 a 1958, ocupou o mais alto cargo académico do sistema de ensino birmanês, na época.
Nascido numa família aristocrática da Birmânia, era trineto de um oficial que lutou na Primeira Guerra Anglo-Birmanesa (1824/26). Tinha três irmãos, um dos quais viria a ser ministro das Finanças, sendo assassinado em 1947. Frequentou a escola da elite de Yangon, a St. Paul's English High School. Recebeu o título de bachelor of Laws da Universidade de Cambridge, de bacharel em Direito Civil da Universidade de Oxford e foi doutorado em Antropologia e Literatura.
Foi nomeado embaixador do seu país no Sri Lanka, de 1959 a 1962. Mais tarde, tornou-se professor visitante da Universidade de Columbia e, em seguida, da Universidade de Wake Forest.
As suas obras continuam a ser muito utilizadas para o estudo da história e da cultura de Myanmar (ex Birmânia).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...