terça-feira, 9 de maio de 2017

9 DE MAIO - CAPELA

EFEMÉRIDE – Manuel Maria Nogueira Capela, um dos melhores guarda-redes de futebol portugueses na década de 1940, nasceu em Angeja no dia 9 de Maio de 1922.
Tendo iniciado a carreira em clubes da sua região (SC Beira Mar e AD Ovarense), foi no CF “Os Belenenses” (1943/48) que começou a destacar-se. Foi peça fundamental no único título de Campeão Nacional conquistado pelo Belenenses até hoje (1945/46).
Capela, Vasco e Feliciano (os três defesas) eram então conhecidos como as “Torres de Belém”, quer pela sua estatura (deveras impressionante a de Capela) quer pela quase inexpugnável muralha defensiva que formavam em campo.
Estreou-se na Selecção Nacional em Maio de 1947, contra a Selecção da Suíça (2-2) e foi titular na primeira vitória contra a Selecção de Espanha (4-1).
Transferiu-se para a Associação Académica de Coimbra (1949/56), a fim de prosseguir os estudos, um seu velho sonho. A única contrapartida que o Belenenses conseguiu foi a de que «se saísse da Académica, regressaria ao seu antigo clube».
Foi finalista da Taça de Portugal em 1951, em representação da Académica de Coimbra.
Segundo ele próprio, os seus êxitos ficavam a dever-se às duras sessões de treinos semanais, umas de ginástica e outras de futebol. Completa hoje 95 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...