quarta-feira, 3 de maio de 2017

3 DE MAIO - CHRISTOPHER CROSS

EFEMÉRIDEChristopher Cross, de seu verdadeiro nome Christopher Charles Geppert, compositor, guitarrista e cantor norte-americano, nasceu em San António do Texas no dia 3 de Maio de 1951.
Foi premiado 5 vezes com os Grammy Awards e já vendeu cerca de nove milhões de discos em todo o mundo. Considera ter recebido influências dos Beach Boys e de Joni Mitchell.
Começou a sua carreira nos anos 1970, participando na banda de rock Flash. Nessa época, Christopher foi uma espécie de ídolo da guitarra no Texas, o que lhe valeu a oportunidade de substituir Ritchie Blackmore num concerto dos Deep Purple. Ritchie estava engripado e não conseguia tocar, mas o produtor e a banda resolveram fazer o show com o jovem guitarrista local.
No final da década, Christopher decidiu partiu para uma carreira individual, assinando – em 1979 – um contrato com a Warner e lançando o seu primeiro álbum a solo em 1980. Embora bem sucedido, sobretudo com a canção “Sailing”, só alcançou fama internacional no ano seguinte, com a participação na banda sonora do filme “Arthur” (estrelado por Liza Minnelli e Dudley Moore), com o tema “Arthur's Theme (Best That You Can Do)”. Esta canção, composta com Burt Bacharach e Carole Bayer Sager, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original.
Apesar de não lançar discos com composições inéditas desde 1998, Christopher continuou a apresentar-se pelo mundo fora. Em 2007, foi agraciado com uma estrela na Calçada da Fama da Música do Sul do Texas, em Corpus Christi. No seu concerto durante este evento, contou que «estava a trabalhar em composições para a sua filha, que tinha iniciado também uma carreira musical, e que pretendia lançar um disco com versões em espanhol dos seus maiores êxitos».
Em 2011, gravou o álbum “Doctor Faith”. Para a promoção desde CD, actuou em Paris no Trianon, concerto que foi filmado e publicado em DVD (“A night in Paris” - 2013). Em 2015, participou na tournée dos ZenithÀ volta de uma guitarra”, ao lado de outros grandes guitarristas. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...