quarta-feira, 24 de maio de 2017

24 DE MAIO - EDUARDO DE FILIPPO

EFEMÉRIDEEduardo De Filippo, dramaturgo, actor, realizador e cenarista italiano, nasceu em Nápoles em 24 de Maio de 1900. Morreu em Roma, em 31 de Outubro de 1984.
Filho do actor e dramaturgo Eduardo Scarpetta e da costureira de teatro Luisa De Filippo, iniciou a sua carreira sob a orientação do pai. Começou pela escrita dramática, com “Farmácia de serviço” (1920). 
Em 1929, juntamente com a irmã e o irmão, estreou-se como actor no Teatro Nuovo de Nápoles. Dois anos mais tarde, fundaram a Compagnia Umoristica i De Filippo.
A partir de 1937, representaram sobretudo peças de Eduardo, cuja audiência se estendeu por toda a Itália. Em 1944, os irmãos separam-se e, em 1946, a companhia passou a chamar-se Il Teatro di Eduardo.
Pelo conjunto das suas contribuições para a Arte, De Filippo foi nomeado senador vitalício pelo presidente italiano Sandro Pertini. Foi igualmente aventada a hipótese do seu nome ser indicado para o Prémio Nobel da Literatura, o que não veio a concretizar-se.  
Escreveu cerca de sessenta peças, realizou vários filmes e protagonizou muitas peças teatrais, a maioria das quais de sua autoria.
Morreu aos 84 anos, sendo sepultado no cemitério de Campo Verano, em Roma.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...