domingo, 21 de maio de 2017

21 DE MAIO - HILTON VALENTINE

EFEMÉRIDEHilton Valentine, músico britânico que foi guitarrista da banda inglesa The Animals, nasceu em North Shields, Northumberland, no dia 21 de Maio de 1943.
Entrou no mundo da música tocando em bandas de skiffle, antes de se juntar – em 1962 – ao grupo do organista Alan Price, que se tornará então na banda The Animals. Em Março de 1964, foi lançado o primeiro singleBaby Let me Take You Home”. Valentine é sobretudo lembrado pela sua introdução de guitarra na canção “The House of the Rising Sun” (Junho de 1964), que esteve nos Tops de vendas ingleses e norte-americanos e tem inspirado muitos guitarristas. A banda foi dissolvida em Setembro de 1966.
A sua actividade nas décadas 1970/80 é pouco conhecida, mesmo consultando o seu site oficial.  
Em 1994, juntamente com os antigos membros dos The Animals, Eric Burdon, Alan Price, John Steel e Chas Chandler, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame. Seriam também “entronizados” no Passeio da Fama de Hollywood em Março de 2001.
Tempos mais tarde, mudou-se para a Califórnia e gravou um álbum a solo intitulado “All In Your Head”. Regressou a Inglaterra e, em 2004, lançou o álbum “It's 'n' Folk Skiffle, Mate!”.
Entre Fevereiro de 2007 e Novembro de 2008, fez uma tournée com Eric Burdon. Em 2009, actuou em toda a Inglaterra, Nova Iorque e Carolina do Sul, com o seu projecto a solo “Skiffledog”. No início de 2009, lançou duas gravações na sua página no MySpace.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...