sábado, 20 de maio de 2017

20 DE MAIO - ANNA NERY

EFEMÉRIDEAnna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery ou Ana Néri, enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil, morreu no Rio de Janeiro em 20 de Maio de 1880. Nascera em Cachoeira, Bahia, no dia 13 de Dezembro de 1814.  
Casou-se com o capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery em 1837, com quem teve três filhos. O marido morreu em 1843.
Dois filhos de Anna Nery eram oficiais do Exército e, ao deflagrar a Guerra do Paraguai, em Dezembro de 1864, seguiram para o campo de batalha, acompanhados do tio, o major Maurício Ferreira, irmão de Anna.
Anna requereu, então, ao presidente da província da Bahia, que lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão durante os combates ou que, pelo menos, pudesse prestar serviço nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, Anna partiu de Salvador, em Agosto de 1865, incorporada no 10º batalhão de voluntários, na qualidade de enfermeira.
Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, Corrientes, Humaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um dos seus filhos.
Terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial concedeu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de 1ª classe.
Anna morreu aos 65 anos. Em sua homenagem, foi lançado um selo postal e foi dado o seu nome à primeira escola oficial brasileira de enfermagem.
Em 1938, Getúlio Vargas assinou um decreto que instituiu o “Dia do Enfermeiro”, em que anualmente devem ser prestadas homenagens especiais à memória de Anna Nery, nos hospitais e escolas de enfermagem do Brasil. Em 2009, Anna Justina Ferreira Nery entrou para o livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...