quinta-feira, 18 de maio de 2017

18 DE MAIO - GEORGE STRAIT

EFEMÉRIDEGeorge Harvey Strait, cantor, compositor e produtor musical norte-americano, nasceu em Pearsall, no Texas, no dia 18 de Maio de 1952. Conhecido como o “King of Country” (“Rei do Country”), é considerado um dos artistas mais populares dos Estados Unidos. Trouxe o country de volta às suas raízes, longe do estilo pop da década de 1980.
George cresceu na terra natal, onde o pai era professor de matemática. Passou a infância num rancho, onde a família trabalhava durante os fins-de-semana e as férias. Quando tinha nove anos, os pais divorciaram-se. A mãe foi viver com uma filha, enquanto ele e um irmão foram educados pelo pai. Começou a interessar-se pela música quando estava no liceu, onde tocou num grupo de rock.
O sucesso começou com o singleUnwound”, em 1981. Durante a década de 1980, cerca de sete dos seus álbuns ficaram no top dos mais vendidos de música country. Nos anos 2000, George Strait foi nomeado Artista da Década pela Academy of Country Music e eleito para o Hall da Fama da Música Country, tendo ainda ganho o seu primeiro Grammy com o álbum “Troubadour”.
Strait foi nomeado Artista do Ano pela CMA em 1989, 1990 e 2013. Ganhou também o mesmo prémio, outorgado pela ACM, em 1990 e 2014. Ganhou mais galardões destas duas organizações do que qualquer outro músico. Em 2009, bateu o recorde de Conway Twitty de maior número de canções seguidas a atingirem o primeiro lugar das mais tocadas nas listas Hot Country Songs da Billboard. No total, cerca de 60 das suas músicas atingiram os tops nos Estados Unidos.
Ao todo, George vendeu mais de 100 milhões de cópias dos seus discos em todo o mundo, o que faz dele um dos artistas mais bem sucedidos da história. Já recebeu 33 discos de platina e 38 de ouro. Está entre os vinte músicos que mais álbuns venderam nos Estados Unidos.
Casado, teve dois filhos. A filha, Jenifer, morreu aos 13 anos num acidente de automóvel. A família criou uma fundação (The Jenifer Lynn Strait Foundation) em sua memória. É avô desde Fevereiro de 2012 e ao neto foi dado o seu nome (George H. Strait).
Nos seus tempos livres, George gosta de caçar, pescar, esquiar, jogar golfe e andar de moto. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...