segunda-feira, 1 de abril de 2019

1 DE ABRIL - JOSEPH MURRAY


EFEMÉRIDE - Joseph Edward Murray, médico e cirurgião norte-americano, nasceu em Milford, no Massachusetts, em 1 de Abril de 1919. Morreu em Boston no dia 26 de Novembro de 2012.
Foi agraciado com o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1990, pelo desenvolvimento de técnicas pata transplante de órgãos.
Realizou o primeiro transplante de um órgão humano, no mundo, em 1954, ao fazer um implante dos rins de um gémeo para outro. Em 1962, realizou o primeiro transplante de um rim de cadáver.
Foi um dos médicos que desenvolveu a utilização de agentes imunossupressores, permitindo assim a utilização de dadores não compatíveis.
Era membro da Pontifícia Academia das Ciências desde 30 de Maio de 1996. Faleceu em 2012, no hospital Brigham and Women's, com 93 anos, vítima de um acidente vascular cerebral.
Joseph Murray fizera os seus estudos na Harvard Medical School, antes de cumprir o serviço militar no Valley Forge General Hospital, na Pensilvânia. O essencial da sua carreira decorreu em Havard, tornando-se depois cirurgião plástico no Children's Hospital Boston, de 1972 a 1985. Foi então professor emérito em Havard.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...